Câmara de Blumenau encerra sessões itinerantes de 2025 com baixa participação popular
No dia 24 de setembro, a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou a 7ª e última sessão itinerante de 2025, sediada na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves. O encontro teve como objetivo aproximar o Legislativo da população e contou com a presença de moradores dos bairros Escola Agrícola, Água Verde, Vila Nova e Itoupava Seca.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Um dos momentos especiais da noite foi a apresentação da Banda Musical General Lúcio Esteves, formada por alunos da escola, que emocionou o público e deu um tom cultural ao evento. A sessão seguiu o protocolo das anteriores, iniciando com atendimentos individualizados nos gabinetes móveis e, em seguida, a pauta de reivindicações comunitárias.
Demandas apresentadas
Durante o encontro, lideranças comunitárias, associações e moradores apresentaram diversas solicitações, entre elas:
- revitalização da Rua Benjamin Constant, preservando as vagas de estacionamento para os comércios locais;
- melhorias no Ambulatório Geral;
- obras de ampliação e drenagem na Vila Ana Cristina;
- soluções para problemas antigos na Rua Germano Grosch e na Rua Maestro Francisco Baumgarten;
- além de pedidos por pavimentação, calçadas, corte de árvores, melhorias no transporte coletivo e novas estruturas de saúde e educação.
Participação abaixo do esperado
Apesar da importância do encontro, a adesão da comunidade foi considerada baixa. O presidente do Legislativo, vereador Ailto de Sousa, o Ito (PL), avaliou o resultado de forma positiva, mas demonstrou frustração com a pouca participação popular: “Nessa nossa última Sessão Itinerante esperávamos mais pessoas, pois está numa região que é diretamente representada por cinco vereadores, mas a adesão da população, que nos cobra muito, foi baixa”, afirmou Ito.

Um dos empresários e moradores do bairro Escola Agrícola também reforçou que muitos preferem cobrar por aplicativos de mensagens, redes sociais ou da imprensa, mas acabam não comparecendo a momentos em que poderiam fazer sua voz valer de forma mais efetiva. A situação serve de reflexão para que a comunidade participe mais ativamente das próximas oportunidades.