Cartório Eleitoral de Blumenau alerta eleitores de nove bairros para atualização cadastral

O Cartório Eleitoral de Blumenau está convocando eleitores e eleitoras de nove bairros do município para realizarem a atualização cadastral do título eleitoral. A medida é voltada para quem fazia parte da extinta 89ª Zona Eleitoral (89ZE), desativada em 2017. Desde então, os eleitores foram transferidos para a 3ª Zona Eleitoral (3ZE).
Mesmo após oito anos, em 2024 o cartório ainda recebeu muitas reclamações de eleitores que não sabiam onde votar. De acordo com a chefe de cartório, Janine Cantarelli, a confusão é mais comum entre quem usa o título impresso, já que os dados de seção eleitoral nesse documento estão desatualizados.

Embora campanhas de orientação tenham sido feitas em 2018 e 2020, vários eleitores ainda compareceram em locais errados nas eleições de 2024. “Tivemos vários problemas com eleitores que estavam com o título da extinta 89ZE”, explicou Janine.
A atualização pode ser feita de duas formas: por meio do aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, ou presencialmente no Cartório Eleitoral, que fica no Fórum Universitário, na rua Praça Victor Konder, nº 60, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, mediante agendamento online (clique aqui).
A orientação é válida para moradores dos bairros Velha, Velha Grande, Velha Central, Escola Agrícola, Itoupava Seca, Boa Vista, Água Verde, Passo Manso e Vila Nova. Quem ainda não tem o e-Título deve procurar o cartório para emitir uma versão atualizada do documento.
Segundo Janine, este é o momento ideal para fazer a atualização, aproveitando o baixo fluxo de atendimentos em 2025, evitando transtornos nas Eleições de 2026.
Foto: Divulgação/TRE-SC
