CEI em Brusque participa de atividade literária no Parque Zoobotânico

Nesta sexta-feira (15/08), o Centro de Educação Infantil Bisa Olga Fischer (CEI) realizou uma visita ao Parque Zoobotânico de Brusque para encerrar uma atividade inspirada no livro infantil “Grúfalo”, que narra a jornada de um rato astuto que inventa um monstro para escapar de predadores, apenas para descobrir que ele existe.
O projeto foi desenvolvido pelas coordenadoras da Secretaria de Educação, Daniela Fischer e Beatriz Aparecida, e adotou o formato de gamificação, incorporando elementos como pontos, níveis, desafios e recompensas para engajar as crianças.
“A gente iniciou com a literatura do ‘Grúfalo’ e teve todo o processo do planejamento desenvolvido em etapas, para que as crianças passassem por uma trilha. Em cada etapa, o Grúfalo enviava uma missão envolvendo questões de letramento. Ao final da trilha, ele deixaria uma surpresa. Como sugestão, propusemos que viessem até o Zoobotânico para conhecer e procurar o Grúfalo”, explicou a coordenadora de educação infantil, Beatriz Aparecida.

Durante a visita, as crianças percorreram trilhas pelo parque em busca do personagem e observaram animais que aparecem na história, como a coruja, a raposa e a cobra. No encerramento das atividades, o Zoobotânico entregou aos alunos uma noz, simbolizando o final do livro, em que o rato consome nozes.
“Essa proposta realizada com as crianças foi de grande importância, com um efeito muito positivo para todos nós. Essa história fez com que as crianças despertem a imaginação e a curiosidade. Tudo o que foi proposto realmente aconteceu, os jogos, as brincadeiras, a construção coletiva. Vivenciaram juntos essa história e, aqui, no Zoobotânico, tiveram a oportunidade de experimentar na prática o que é a natureza e por que ela é tão importante”, destacou a professora de educação infantil, Shayene Fernandes.
“Ao chegar na nossa escola, as nossas professoras, além do que foi pedido, que foi um planejamento totalmente pronto, já pelas meninas da Prefeitura, elas foram muito além disso também. Elas também nos surpreenderam. Como coordenadora, fazendo parte da equipe gestora, eu e a Kelly, a gente ficou encantada, tudo isso é pelas crianças e pôr as crianças”, comentou a coordenadora do CEI, Irani Seidler Prim.
O Parque Zoobotânico está localizado na Praça das Bandeiras, no Centro de Brusque, ao lado da Prefeitura, e funciona das 8h às 17h30, de terça-feira a domingo. O ingresso custa R$ 5 para estudantes, professores e crianças de até 15 anos, e R$ 10 para adultos. A entrada é gratuita para crianças de até cinco anos, guias turísticos acompanhados de mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.
Foto: Reprodução / Prefeitura de Brusque
