CEI Heinrich Reif celebra 51 anos com desfile e homenagem ao ex-prefeito de Blumenau, Felix Theiss
O CEI Heinrich Reif, no bairro Nova Esperança, realizou na manhã desta quarta-feira (19) um evento em comemoração aos 51 anos da instituição. A celebração reuniu alunos, familiares, professores, autoridades e emocionou o ex-prefeito Felix Theiss, que ajudou a construir o centro de educação infantil, fundado em 1974.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A programação iniciou às 9h, com uma cerimônia de abertura sobre o CEI Heinrich Reif. Depois, ocorreu um desfile de comemoração.
Durante o evento, foi entregue uma placa de homenagem ao ex-prefeito Felix Theiss, que governava Blumenau quando o CEI foi criado. Aos 87 anos, ele participou da cerimônia e se emocionou ao relembrar sua ligação com a comunidade.
“Há 51 anos, inauguramos aqui o que hoje é esse CEI. Para mim, foi uma grande surpresa naquela época, porque era uma área onde a comunidade ainda se fortalecia. Hoje, ver tudo isso construído, essas crianças lindas, é emocionante. Aos 87 anos, o tio Felix está chorando, mas chorando de emoção”, declarou o ex-prefeito.
A diretora do CEI, Josiane Aparecida do Nascimento, ressaltou que o evento é resultado de um amplo trabalho de pesquisa para entender a verdadeira origem da instituição.
“Começamos um projeto para levantar o histórico do CEI. Descobrimos que o terreno não foi doado, como se acreditava, mas adquirido pela prefeitura na gestão do senhor Felix. Buscamos informações com o Registro Histórico de Blumenau, com secretarias e com moradores que estudaram aqui”, explicou.
Os vereadores Professor Gilson de Souza e Alexandre Matias também prestigiaram o evento.
Professor Gilson elogiou o legado do ex-prefeito e reforçou a importância da valorização dos profissionais da educação:
“A educação transforma comunidades. Esse CEI mudou o bairro. Precisamos de gestores com sensibilidade para olhar para os bairros e investir, principalmente, na educação infantil. Eu faço questão de ter minha filha no CEI público porque acredito na educação pública e quero dar o exemplo.”
Já o vereador Alexandre Matias, ex-secretário de Educação, lembrou ações de sua gestão:
“A educação foi um divisor de águas na minha vida pública. Conseguimos mais de 24 ordens de serviço para melhorias nas estruturas e implantamos playgrounds, como o que existe aqui. É uma alegria celebrar esses 51 anos com a comunidade.”
Foto: Marlos Glatz/Mesorregional
