Ciclone extratropical provoca ventos fortes e agita o mar em SC

A formação de um ciclone extratropical no oceano deve provocar ventos intensos no litoral norte de Santa Catarina e também em cidades do Vale do Itajaí, principalmente entre o fim da tarde desta segunda-feira (28) e a madrugada de terça-feira (29).

Diversas autoridades, a Defesa Civil estadual e dos municípios que poderão ser afetados, estão emitindo alertas. De acordo com o coronel Onir Mocellin, coordenador da Defesa Civil de Itajaí, as rajadas de vento podem ultrapassar os 50 km/h, embora a previsão de chuva seja fraca ou praticamente inexistente. No entanto, o mar permanecerá agitado, com ondas acima de três metros, especialmente no litoral sul.
A recomendação para os pescadores é que evitem a navegação em alto-mar durante os próximos dias. Além disso, a passagem do ciclone deve provocar a entrada de uma massa de ar polar, com a queda brusca nas temperaturas. As mínimas devem chegar a 8°C nas manhãs de quarta (30) e quinta-feira (31).
A Defesa Civil continua monitorando o fenômeno e orienta a população costeira a redobrar a atenção, sobretudo quanto aos riscos de ventos fortes, mar agitado e queda de temperatura.

Foto Ricardo Trida / Secom (Arquivo)