Segurança

Comandante da PM destaca esquema de segurança da Oktoberfest Blumenau: “a festa mais segura do Brasil”

A 40ª Oktoberfest Blumenau começou nesta quarta-feira (8) e, além de chope, música e tradição, a festa também reforça sua marca como um dos eventos mais seguro do país. Quem garante é o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, que participou da cerimônia de abertura e detalhou o esquema de segurança montado para a edição de 2025.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Segundo ele, a corporação mobilizou um efetivo especial para o evento, somando quase 600 policiais militares em atuação no Parque Vila Germânica e arredores. “Serão mais de 320 policiais vindos de fora de Blumenau, além do efetivo da cidade. Teremos cavalaria, canil, Choque, motos, patrulhamento aéreo e câmeras de reconhecimento facial. É uma estrutura robusta, que, aliada às demais forças de segurança e à vontade do cidadão de se divertir com tranquilidade, garante que esta será a Oktoberfest mais segura de todos os tempos”, afirmou.

O comandante também fez questão de destacar a parceria com a Guarda de Trânsito de Blumenau e outras forças policiais do estado na manutenção da ordem.

A tecnologia será um dos pilares do trabalho preventivo. As câmeras de reconhecimento facial instaladas no evento permitirão identificar foragidos da Justiça e pessoas com mandado de prisão em aberto.

“Quem está devendo para a sociedade, quem está devendo para a Justiça, eu aconselho que não venha. Porque com a estrutura que nós montamos de segurança, não passará em branco. O policial militar fará a retirada imediata do indivíduo de circulação”, alertou o coronel.

Para o comandante-geral, o objetivo é claro: garantir que turistas e moradores possam aproveitar a festa com tranquilidade. “Será, sem dúvida nenhuma, a melhor Oktoberfest de todos os tempos e também a mais segura”, reforçou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Mesorregional (@mesorregional)

Tecnologia e segurança na Oktoberfest Blumenau

Além do efetivo policial, a festa conta com soluções de alta tecnologia. A Intelbras, em seu sexto ano de parceria com a Oktoberfest, instalou 330 câmeras de monitoramento, um aumento de 20% em relação à edição anterior. O sistema inclui inteligência artificial, reconhecimento facial, drones com sensores térmicos e servidores de alta performance para análise em tempo real.

A Minister também reforça o esquema com 250 profissionais de segurança, 20 deles na Central de Controle Eletrônico, responsáveis por operar as câmeras, além de 400 profissionais de limpeza com equipamentos modernos para manutenção da festa.

Outra novidade é a entrada da Global Sonic, que instalou 13 totens de emergência em pontos estratégicos e implementou o sistema de detecção e alarme de incêndio EVO nos pavilhões. A empresa também fará o monitoramento dos reservatórios de água da Vila Germânica, garantindo suporte em casos de emergência.

Atuação das forças policiais

O esquema de segurança envolve diferentes órgãos estaduais:

  • Polícia Militar: atuará com cerca de 120 policiais por turno nos dias de maior movimento, com patrulhamento a pé, motorizado e aéreo, além do uso de drones, reconhecimento facial e sistemas como PMSC Mobile e OCR. A novidade é a ampliação do reconhecimento facial também para a Rua 15 de Novembro, nos desfiles oficiais.
  • Polícia Civil: terá uma Delegacia própria dentro da festa, com 30 policiais (incluindo delegados, escrivães e agentes). Serão responsáveis por registros de ocorrências, flagrantes, objetos perdidos e apoio em investigações, inclusive com atuação do setor de inteligência.
  • Polícia Penal: contará com equipes para monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, garantindo que pessoas sob restrição judicial não ingressem no evento. Também atuará no translado imediato de presos em flagrante para a unidade prisional, em parceria com a Polícia Científica.
  • Polícia Científica: além dos exames de corpo de delito, terá papel essencial na identificação de crianças, idosos e pessoas que se perderem durante a festa, utilizando sistemas de busca por imagem.

Foto: Natalino Civiero/Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!