DestaquesSaúde

Estoque crítico: HEMOSC faz apelo por doação de sangue em SC

Com demanda crescente, banco de sangue busca reabastecimento para atender emergências e tratamentos.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) reforça a importância da doação regular de sangue diante do aumento na demanda e da queda nos estoques no Estado. Nos dois primeiros meses de 2025, as solicitações de sangue cresceram 9,7% em relação a 2024, enquanto as doações tiveram um acréscimo de apenas 6%. Os estoques dos tipos sanguíneos A e O, tanto positivo quanto negativo, encontram-se em níveis críticos.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, alerta que a doação de sangue é um gesto voluntário e essencial para salvar vidas. “O sangue não tem substituto, a única fonte é a doação de uma pessoa saudável. Precisamos de um abastecimento contínuo e seguro. Desde o ano passado, os estoques têm oscilado e, para atender às demandas diárias, é necessária a coleta mínima de 600 bolsas de sangue por dia.”

Por que doar sangue?

A necessidade é constante para tratamentos oncológicos, emergências, cirurgias e diversas condições médicas. Com o aumento no número de procedimentos de saúde, a coleta e distribuição feita pelo HEMOSC, que responde por 98% do sangue utilizado no estado, tornam-se cruciais. Segundo o presidente da Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE), Dr. Alvin Laemmel, cada doação pode salvar até quatro vidas.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e portar um documento oficial com foto. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. As doações podem ser agendadas pelo site www.hemosc.org.br ou pelos telefones das unidades regionais.

Foto: Divulgação / Marco Favero / Divulgação

error: Conteúdo Protegido !!