Frente fria e ciclone trazem temporais e ventania entre hoje (7) e sábado (8)
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) reforçou, na tarde desta sexta-feira (7), o aviso de fortes instabilidades sobre Santa Catarina. O cenário é provocado pelo avanço de uma frente fria associado à formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre as costas do Sul e Sudeste do país, favorecendo temporais com vendavais, chuva intensa, raios e queda de granizo em todas as regiões entre a noite de sexta (7) e o início da madrugada de sábado (8).
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
As tempestades já atingem o Extremo Oeste e Oeste desde o início da tarde. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham pelo estado, com maior intensidade entre o fim da tarde e a noite. O risco é muito alto para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar 80 km/h e a chuva deve ocorrer forte em curto período.
Na madrugada de sábado (8), com o ciclone formado próximo à costa catarinense, diminui o risco de temporais no interior, mas o vento se intensifica na metade leste. Entre o final da madrugada e o fim da tarde de sábado, o estado deve registrar vento médio de 30 a 40 km/h e rajadas entre 70 e 90 km/h, mais fortes no litoral.
O risco é muito alto para destelhamentos, danos na rede e queda de árvores entre Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, o risco é alto, com rajadas entre 50 e 80 km/h.
No mar, a ventania deixa o Litoral Sul e a Grande Florianópolis com mar grosso, ondas entre 3,5 e 4,5 m (picos maiores em alto mar). No Litoral Norte, o mar fica muito agitado, com ondas de sul entre 2,5 e 3,5 m. O risco é alto a muito alto para ressaca e erosão costeira, sobretudo no Litoral Sul.
Com o afastamento gradual do sistema, o tempo melhora no domingo (9). O amanhecer terá temperaturas amenas, com mínimas abaixo de 10°C entre os Planaltos e o Grande Oeste. Instabilidade marítima ainda pode provocar chuva no litoral — principalmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis — no domingo (9) e na segunda (10).
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo)
