DestaquesGeral

Governador reforça alerta para risco muito alto de enxurradas e alagamentos em Santa Catarina

O governador de Jorginho Mello (PL) reforçou, por meio de vídeo publicado nas redes sociais, o alerta de que o risco de enxurradas e alagamentos segue muito alto nas próximas horas em parte de Santa Catarina. O aviso ocorre diante da manutenção das condições atmosféricas favoráveis a temporais, conforme monitoramento dos órgãos oficiais.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram


A Defesa Civil do Estado informou que, “Devido às chuvas registradas nas últimas 24 horas, que superaram os 30 mm de média na região do Alto Vale, e ao nível do rio Itajaí-Açu, que atingiu 4,5 metros no município de Rio do Sul, somados à previsão de chuva intensa entre esta terça-feira (30) e quarta-feira (31), será iniciado o fechamento das comportas das Barragens Sul e Oeste.” e que “a situação segue sendo monitorada de forma contínua, e novas informações serão divulgadas sempre que necessário.”

Com relação à previsão do tempo, nesta terça-feira (30), o dia começou com tempo instável e encoberto no estado, com chuva fraca e intermitente na metade leste de SC. A partir da tarde, a circulação marítima ganhou intensidade e reforçando as instabilidades, favorecendo a formação de temporais com chuva intensa e volumosa, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde o risco é MUITO ALTO para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. 

A preocupação surge, já que a chuva tende a permanecer persistente até a madrugada de amanhã (31) e os acumulados nessas regiões podem superar os 100, com pontos isolados registrando volumes ainda maiores. Como o solo está encharcado, por conta dos volumes da chuva dos dias anteriores, o risco é ALTO para deslizamentos.

No Grande Oeste, os temporais ocorrem de maneira mais isolada, acompanhados por raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. Nestas áreas o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos e enxurradas pontuais.

De acordo com dados da Epagri/Ciram, entre a tarde e a noite de quarta-feira (31), último dia de 2025, e quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, associada ao calor e à umidade, favorece a formação de temporais em Santa Catarina. Os eventos devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e chuva intensa em curto período de tempo.

O risco é classificado como moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. Segundo a previsão, os temporais tendem a iniciar no começo da tarde, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada, ainda com potencial para transtornos pontuais.

Apesar dos avisos de temporais ao longo do dia, os órgãos de monitoramento informam que no horário da virada do ano não há risco associado. A previsão indica chuva fraca e isolada, com vento de intensidade fraca, abaixo de 10 km/h. Os temporais são típicos do verão, concentrados entre a tarde e a noite, e perdem força nos horários próximos à virada.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça as orientações de autoproteção à população: não atravessar áreas alagadas, evitar locais com histórico de enxurradas e ficar atenta a sinais de risco, como elevação rápida do nível da água, postes inclinados e árvores com possibilidade de queda. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

Imagens: Reprodução / Defesa Civil

error: Conteúdo Protegido !!