Segurança

Homem é preso em Blumenau por exercer ilegalmente a profissão de veterinário; gato é encontrado morto após cirurgia

A Polícia Civil prendeu em flagrante na noite desta quarta-feira (5) um homem de 65 anos por exercício ilegal da medicina veterinária e maus-tratos contra animais. A ação contou com o apoio da equipe de bem-estar animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas). Um gato foi encontrado morto no local.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

A operação foi desencadeada após a Semmas identificar que um gato estava sendo submetido a uma cirurgia por uma pessoa não habilitada, em um ambiente considerado totalmente insalubre. Ao chegarem ao local, no bairro Glória, os policiais encontraram o homem desmontando uma mesa de cirurgia improvisada, onde o gato já estava morto.

Durante as buscas, os agentes localizaram materiais que comprovam o exercício habitual e clandestino da medicina veterinária. O espaço funcionava em um rancho compartilhado com cavalos, e o homem não possuía registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Além do gato morto, os policiais encontraram uma cadela em pós-operatório presa por uma corda curta, em local fechado e sem condições adequadas de recuperação.

Um médico veterinário acompanhou a ação e constatou que o procedimento cirúrgico havia sido realizado sem anestesia, analgésicos ou higiene mínima, em ambiente totalmente inadequado e insalubre. Segundo o laudo técnico, o gato provavelmente morreu durante ou logo após a cirurgia irregular.

O caso foi enquadrado como maus-tratos contra animais, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, além do crime de exercício ilegal da profissão.

Foto: Polícia Civil

error: Conteúdo Protegido !!