DestaquesSegurança

Identificado autor do ataque brutal contra equipe do SAMU em Ascurra

O Mesorregional identificou com exclusividade o homem responsável por um ataque violento contra uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na madrugada desta segunda-feira (22), no município de Ascurra, no Médio Vale do Itajaí. O autor foi identificado como Luiz Felipe de Oliveira, de 22 anos, natural de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

O episódio, considerado gravíssimo, resultou na agressão direta a profissionais de saúde, no roubo da ambulância, em uma fuga perigosa pela BR-470 e na destruição total da viatura, comprometendo o atendimento de urgência e emergência para uma população inteira da região, que pode ficar temporariamente sem cobertura adequada do SAMU.

De acordo com informações apuradas, a equipe foi acionada para atender o jovem, que se encontrava em estado de coma alcoólico, caído na grama, vomitando e com dificuldade respiratória. Familiares relataram consumo de álcool e substâncias entorpecentes. Após os primeiros atendimentos, o paciente foi colocado na maca e o deslocamento até uma unidade hospitalar foi iniciado.

Durante o trajeto, o homem conseguiu se soltar da maca e passou a agredir uma técnica de enfermagem, desferindo socos, cotoveladas e joelhadas, atingindo abdômen, seio e antebraço. Ao tentar intervir, um socorrista entrou em luta corporal com o agressor. Já fora da ambulância, o homem empurrou o socorrista pelas costas, fazendo com que ele caísse às margens da rodovia. Na sequência, o autor entrou na ambulância e fugiu com a viatura.

A fuga terminou quando o agressor perdeu o controle da ambulância, saiu da pista e colidiu violentamente contra uma árvore, nas proximidades de uma empresa às margens da BR-470. Quando a Polícia Militar chegou ao local, o veículo já estava abandonado. Um cerco foi realizado e o homem foi localizado pouco depois em uma via próxima, apresentando comportamento extremamente agressivo, sendo necessário o uso de agente químico, força moderada e algemas para contê-lo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o acidente e documentou os danos de grande monta causados à ambulância. O suspeito foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia Civil, junto com as vítimas. Ainda segundo a PM, durante o deslocamento, o homem passou a chutar a viatura policial, causando novos danos ao patrimônio público.

Os profissionais do SAMU agredidos passarão por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Blumenau ainda nesta segunda-feira. Conforme apuração do Mesorregional, Luiz Felipe de Oliveira possui infrações de trânsito registradas em seu nome e foi recentemente executado em um processo de cobrança no valor de R$ 2.800, mas não constam processos criminais em seu nome no sistema público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina até o momento.

O caso provoca indignação entre profissionais da saúde e moradores da região, sobretudo pelo risco direto à população, que pode ficar sem atendimento emergencial devido à destruição da viatura, além da sensação recorrente de impunidade em crimes dessa natureza.

Fotos: Divulgação / Especial Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!