Incêndio provocado por detentos gera fumaça e mobiliza forças de segurança no Presídio Regional de Blumenau
Quem passou pela Rua General Osório, no bairro Passo Manso, em frente ao Presídio Regional de Blumenau, na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h20min, ficou assustado com a grande quantidade de fumaça escura que saía do interior da unidade prisional.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
De acordo com informações confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado e deslocado até o local, tratou-se de um incêndio dentro do presídio, o qual foi rapidamente controlado pelos próprios agentes penitenciários, por meio do uso de extintores de incêndio e dos sistemas preventivos da unidade.
Conforme apurado no local, o incêndio foi causado por uma ação direta de detentos. Apesar da proporção visual da fumaça, não houve registro de feridos e nenhum dano estrutural relevante foi constatado após o controle da situação.
Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar também esteve presente para apoio na segurança externa, enquanto a Polícia Penal atuou no controle interno da unidade.
Situação de saúde no presídio
Nos últimos dias, o Mesorregional recebeu relatos de familiares e advogados de detentos informando que alguns presos estariam apresentando sintomas e diagnósticos de tuberculose, levantando preocupação sobre possível convívio com outros internos.
Diante dessas informações, a reportagem entrou em contato com a superintendência da Polícia Penal no Vale do Itajaí, que confirmou a existência de quatro presos diagnosticados com tuberculose. Segundo a corporação, todos estão isolados e recebendo tratamento médico adequado, conforme os protocolos de saúde.
Até o momento, não há confirmação se o incêndio ocorrido nesta sexta-feira tem relação direta com a situação envolvendo os casos de tuberculose no presídio. A ocorrência segue sob apuração administrativa interna.
Apesar do susto e da mobilização das forças de segurança, a situação foi controlada rapidamente, sem vítimas e sem necessidade de evacuação ou interdição da via.
Foto: Especial / Leitor Mesorregional
