Iniciativa Guardiões da Natureza, voltada à educação ambiental, disputa final estadual na categoria Poder Público

A cidade de Blumenau está, mais uma vez, em evidência no cenário estadual pela sua dedicação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto Guardiões da Natureza, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi selecionado como finalista na categoria Poder Público da etapa estadual do Prêmio ODS Santa Catarina. A iniciativa, que promove a educação ambiental nas escolas da rede pública, concorre ao lado de projetos de São Bento do Sul e Gravatal. A premiação será revelada nos dias 15 e 16 de agosto, durante o Fórum Brasil ODS 2025, em Joinville.

Desde 2019, o Prêmio ODS reconhece práticas alinhadas aos 17 objetivos globais propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade e a proteção ambiental até 2030. Blumenau já conquistou o troféu em 2021, com o projeto Blumenau Mais Verde, focado no plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, e foi finalista em todas as edições anteriores com iniciativas nas áreas de cultura, educação e desenvolvimento social.

O Guardiões da Natureza, criado em 2023, tem como objetivo formar jovens do 6º ano da rede pública como defensores do meio ambiente. Por meio de atividades pedagógicas e práticas, o projeto estimula a consciência ecológica e incentiva atitudes sustentáveis. Nas duas primeiras edições, cerca de 50 alunos foram formados. Em 2025, o programa abrange três escolas: EIM Alves Ramos, EBM Conselheiro Mafra e EEB Christoph Augenstein. A programação inclui aulas sobre biodiversidade, mudanças climáticas, destinação de resíduos e visitas técnicas a parques ecológicos, museus e órgãos ambientais.
“Estar entre os finalistas reforça que estamos no caminho certo. Nossa gestão atua com seriedade em prol de um futuro mais sustentável”, destaca o prefeito Egidio Ferrari. Os projetos finalistas serão avaliados com base em critérios como impacto social e ambiental, inovação e resultados obtidos.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
