DestaquesEsportes

Joguinhos Abertos de SC reúnem mais de 8 mil atletas em Rio do Sul

O Centro de Eventos Hermann Hinrich, em Rio do Sul, foi palco, na noite desta segunda-feira (21), da abertura oficial da 37ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que neste ano bateu recordes ao reunir delegações de 116 municípios e envolver mais de 12 mil pessoas, entre elas cerca de 8 mil atletas com até 18 anos.

A cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), que reforçou o compromisso com o fomento ao esporte de base no estado. “Queremos valorizar o esporte, não só de alto rendimento, mas o esporte de base. Os Joguinhos Abertos são uma vitrine para descobrirmos e impulsionarmos talentos que precisam de uma oportunidade”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Realizada anualmente desde 1988, a competição se consolida como um dos principais eventos formadores do calendário esportivo catarinense, promovendo 16 modalidades em diversas estruturas do município-sede. Segundo o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, o investimento do governo tem permitido a ampliação e qualificação do evento. “Estamos aqui para formar jovens atletas e movimentar a economia da região. O esporte vive um grande momento em Santa Catarina”, afirmou.

Durante a solenidade, atletas de Rio do Sul que se destacaram em edições anteriores receberam medalhas de honra ao mérito. Outro momento simbólico foi a homenagem ao servidor José Acácio dos Santos, o “Seu Pépe”, que recebeu uma placa das mãos do governador por seus 32 anos de serviços prestados à Fesporte — prestes a se aposentar aos 70 anos.

O ato do acendimento da pira também emocionou os presentes. A tocha com o fogo simbólico foi conduzida por Pedro Honório da Silva, atleta premiado e formado em Educação Física.

O prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira (PL), celebrou a importância de sediar o maior evento esportivo já realizado na cidade. “É um momento ímpar, que traz autoestima, movimenta a economia local e promove inclusão social através do esporte”, destacou.

Já o secretário municipal de Esporte e Lazer e presidente da Comissão Organizadora, Eduardo Roberto de Sousa Freitas, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio e reforçou: “Os Joguinhos representam mais do que uma competição. São símbolo de superação, trabalho em equipe e celebração da juventude catarinense.”

A competição segue até o dia 1º de agosto, com programação intensa e expectativa de grandes revelações para o esporte estadual.

error: Conteúdo Protegido !!