Lages investe na qualificação do Turismo Rural para gerar novos negócio
A Prefeitura de Lages , por meio da Secretaria Municipal do Turismo, iniciou na manhã desta quarta-feira (21/01) o curso de qualificação “ Turismo Rural: Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios ”. A capacitação, que reúne 26 participantes , ocorre na sala de treinamento da Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL ) e segue até quinta-feira (22). O objetivo central é o aprimoramento do setor como estratégia de desenvolvimento econômico e incentivo ao empreendedorismo no campo.
A iniciativa é uma execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) , em parceria com o Sindicato Rural de Lages , evidenciando uma atuação conjunta entre o Poder Público , entidades de apoio e a iniciativa privada. As aulas são ministradas pelo consultor Humberto Freccia Netto , profissional com mais de 20 anos de experiência e ex-dirigente de instituições ligadas à promoção turística.
A proposta faz parte de um plano tático de gestão da prefeita Carmen Zanotto para consolidar Lages como referência no turismo nacional. Segundo a secretária municipal do Turismo, Ana Vieira , o investimento em qualificação e no planejamento estratégico é necessário para que o potencial da região se converta em geração de emprego e renda para as famílias lageanas, atraindo novos visitantes e fortalecendo os empreendimentos locais.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Durante a abertura, o consultor Humberto Freccia Netto destacou que a Serra Catarinense foi pioneira no segmento e possui um setor consolidado. Para avançar, ele reforça a necessidade de os empreendedores serem organizados e capacitados para identificar novas oportunidades de mercado , o que impulsione a arrecadação e beneficie a economia de forma global.
Além do foco financeiro, a capacitação contribui diretamente para a permanência das famílias no campo . Ao agrupar o turismo à cultura local e à preservação , o projeto estabelece o Turismo Rural como uma alternativa de desenvolvimento sustentável e valorização das raízes da região ambiental serrana.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Lages
