Mantido alerta para temporais, ventos fortes e ressaca neste primeiro fim de semana de 2026 em SC
Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (2), Santa Catarina segue com condições favoráveis a temporais típicos de verão, com chuva pontualmente intensa, raios e rajadas de vento. O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde da imagem acima, com potencial para destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e, especialmente, alagamentos. Na região norte do estado já chove neste início de tarde.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a combinação de calor e umidade, associada à circulação de ventos do quadrante sul, favorece temporais isolados ao longo da tarde e da noite, com maior risco entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. No final da noite, as instabilidades tendem a perder intensidade.
Ainda na sexta (2) e na madrugada e tarde de sábado (3), o predomínio do vento sul, aliado à maré alta influenciada pela fase da lua, aumenta as condições para alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis do litoral. O risco é moderado para ocorrências associadas.
Sábado (3): calor, temporais e vento forte
Após uma semana de verão típico e mar calmo, o sábado (3) começa com calor intenso e temporais isolados. As máximas variam de 35 a 38°C no Litoral e entre 30 e 35°C nas demais regiões. Entre a tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria favorece temporais em todo o estado.
No mesmo dia, o vento sul ganha força, com rajadas que podem ultrapassar 80 km/h entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. No Litoral Norte, as rajadas ficam entre 50 e 70 km/h. O risco é moderado (áreas em amarelo) e alto (áreas em laranja) para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Ressaca e mar agitado
O vento forte deixa o mar agitado e com risco de ressaca em todo o litoral entre a tarde de sábado (3) e a manhã de segunda-feira (5).
- Litoral Sul: ondas de 3,0 a 4,0 m, com picos maiores em alto-mar, sobretudo sábado à noite e domingo de manhã;
- Grande Florianópolis: 2,5 a 3,5 m próximo à costa;
- Litoral Norte: ondas chegando a 3,0 m.
A combinação de mar agitado e maré alta pode agravar alagamentos costeiros em áreas vulneráveis.
Domingo (4): queda acentuada de temperatura
Após o calor do sábado, uma massa de ar frio derruba as temperaturas no domingo (4).
- Serra catarinense: mínimas abaixo de 5°C e máximas que não passam de 20°C;
- Litoral: mínimas entre 18 e 20°C e máximas de 22 a 25°C;
- Oeste: temperaturas entre 14 e 26°C.
As rajadas de vento ainda persistem na madrugada de domingo nas áreas costeiras, perdendo intensidade gradativamente com o deslocamento da frente fria para alto-mar.
Orientações
A Defesa Civil reforça a necessidade de redobrar os cuidados, especialmente no litoral: evitar navegação, pesca e esportes marítimos, não caminhar pelas orlas nos horários de maior agitação do mar e acompanhar os alertas oficiais. Em emergências, ligue 199.
