DestaquesSegurança

Marinha do Brasil realiza batismo da Fragata Jerônimo de Albuquerque em Itajaí

A Marinha do Brasil (MB) realizará nesta sexta-feira (08), no TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, o batismo da Fragata Jerônimo de Albuquerque (F 201), segundo navio da Classe Tamandaré. A cerimônia marca um novo avanço no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), que visa à modernização da Esquadra brasileira e ao fortalecimento da indústria naval nacional.

Como parte dos preparativos, nesta quinta-feira (07), por volta das 14h, haverá um teste de salva de tiros com festim realizado por um grupo de marinheiros. Já durante a cerimônia oficial, nesta sexta, está prevista uma salva de 19 tiros a partir das 11h, o que motivou o alerta à população do entorno. Moradores de Itajaí e Navegantes foram orientados a manter vidros e janelas abertos, por segurança, e também devem observar o sobrevoo de caças militares, que ocorre desde esta manhã e pode se repetir durante o evento.

A madrinha da embarcação será a Sra. Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, esposa do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Ela batizará a fragata de acordo com a tradição naval. O primeiro navio da classe, a Fragata Tamandaré (F 200), foi batizado pela Sra. Vera Brennand, esposa do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O evento também conta com a presença do navio Almirante Saboia (G-25), atracado na base naval de Itajaí, como parte das ações operacionais da Marinha no local. Além disso, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) está com agenda prevista para participação do evento.

Inovação e soberania em alto-mar

A Jerônimo de Albuquerque é o segundo de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha ao SPE Águas Azuis, consórcio formado pela TKMS, Embraer e Atech. As fragatas são baseadas na tecnologia MEKO 100 e construídas em território nacional, com foco na autonomia da defesa brasileira e no desenvolvimento da cadeia produtiva naval.

As fragatas da Classe Tamandaré possuem as seguintes características técnicas:

  • Deslocamento: 3.380 toneladas
  • Comprimento: 107 metros
  • Largura máxima: 16 metros
  • Autonomia: 5.000 milhas náuticas (9.260 km)
  • Velocidade máxima: 25,5 nós (47,2 km/h)
  • Tripulação: cerca de 130 militares

Foto: Luiz Fernando Nardes / @shipspotting_itajai

error: Conteúdo Protegido !!