Operação policial fecha rinha e apreende armas na região
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção ao Animal de Blumenau, com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, deflagrou uma operação que resultou na prisão em flagrante de um homem e na apreensão de armas de fogo, munições e uma estrutura completa destinada ao preparo de galos para rinhas.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A ação ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural localizada na região de divisa entre Blumenau e Gaspar.
No local, os policiais encontraram uma estrutura organizada para criação de centenas de galos da raça Mura, conhecidos como “galos combatentes”, tradicionalmente utilizados em rinhas.

APREENSÕES REALIZADAS
4 armas de fogo, sendo 2 de uso restrito (calibres .357 Magnum e 9mm);
56 munições de diversos calibres;
2 arenas de combate equipadas com cronômetros;
Apetrechos utilizados em rinhas, como esporas, luvas, coletes e outros equipamentos;
Durante a fiscalização, técnicos do IMA/SC constataram que diversas aves apresentavam ferimentos compatíveis com participação em rinhas. Também foram identificadas possíveis irregularidades ambientais, incluindo indícios de ocupação em área inserida em Parque Nacional, situação que será alvo de análise técnica complementar.
Diante dos fatos, o proprietário do imóvel foi preso em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. As investigações seguem para apurar eventuais outros crimes ambientais e conexões com a prática de rinhas.
