DestaquesSegurança

Polícia Civil apura fraude milionária contra fundo de investimento em Blumenau

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM), vinculada ao Departamento de Investigações Criminais de Blumenau, deflagrou uma operação policial para apurar uma fraude envolvendo a emissão de títulos de crédito falsos, que teria causado prejuízo de R$ 405.253,32 a um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) com sede em Blumenau.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

De acordo com as investigações, uma empresa suspeita com sede na Rua Rodolfo Viêira Pamplona, no bairro Gaspar Mirim,l em Gaspar estaria simulando operações comerciais fictícias para viabilizar a emissão de duplicatas sem lastro real. Esses títulos de crédito, posteriormente, eram negociados com o fundo de investimento, em um esquema estruturado para obtenção ilícita de recursos, gerando prejuízo direto à instituição financeira.

As apurações também indicam a possível utilização de uma empresa interposta, formalmente registrada em nome de familiares que não exercem atividade operacional efetiva. Segundo a Polícia Civil, a Pessoa Jurídica teria sido utilizada para conferir aparência de legalidade às operações, além de servir, em tese, como instrumento para a prática de lavagem de dinheiro.

Mandados e bloqueio de bens

No decorrer da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, todos no município de Gaspar, com o objetivo de reunir elementos probatórios que auxiliem na responsabilização penal dos envolvidos.

Além das buscas, a autoridade policial obteve o deferimento judicial de medidas cautelares, incluindo o bloqueio de bens e o sequestro de valores pertencentes aos investigados. As medidas têm como finalidade assegurar a reparação dos danos e garantir eventual ressarcimento ao fundo de investimento lesado.

Crimes investigados

A investigação apura, em tese, a prática dos crimes de estelionato, duplicata simulada e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, os trabalhos investigativos seguem em andamento até o completo esclarecimento dos fatos e a individualização das responsabilidades.

Foto: Divulgação / PCSC

error: Conteúdo Protegido !!