Destaques

Polícia Civil descobre maus-tratos e suposta arena de rinhas em Gaspar

Investigação revela criação inadequada de galos e espaço suspeito para rinhas no Bairro Santa Terezinha.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Proteção Ambiental (DPA-DIC) e de Gaspar (DPCO-Gaspar), identificou no dia 24 de março de 2025 um local no bairro Santa Terezinha, em Gaspar, onde galos eram criados em condições de maus-tratos. A operação constatou que os animais estavam expostos a altas temperaturas, privados de água fresca e potável e apresentavam lesões características de galos de briga, como nas cristas e barbelas.

Os galos, da raça Mura Brasileiro, eram mantidos em baias separadas e espaços inadequados. Durante a fiscalização, foi encontrado também um ambiente semelhante a uma “arena”, sugerindo o uso do espaço para rinhas de galo, prática proibida por lei.

A Polícia Civil, acompanhada por um médico veterinário, verificou que os responsáveis pelo local violaram as cinco liberdades dos animais, que asseguram o direito à ausência de fome e sede, ao conforto, à saúde, ao comportamento natural e à ausência de medo e angústia. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi acionada para fiscalização adicional, considerando que a propriedade está localizada em perímetro urbano.

Com base nos fatos apurados, a Polícia Civil lavrou um Termo Circunstanciado pelo crime de maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98. O Instituto Geral de Perícias (IGP) deverá contabilizar a quantidade total de animais no local em laudo a ser emitido.

Confira algumas imagens os maus-tratos em flagrante:

Foto: Divulgação / Polícia Civil

error: Conteúdo Protegido !!