Portonave inicia operação da 1ª empilhadeira 100% elétrica do Brasil

A Portonave, primeiro terminal privado de contêineres do Brasil, deu mais um passo rumo à sustentabilidade e inovação tecnológica com o início das operações da primeira Reach Stacker 100% elétrica do país. A empilhadeira, que entrou em funcionamento em julho de 2025, é parte de um pacote de investimentos de R$ 439 milhões em novos equipamentos anunciados pela empresa em abril deste ano.

Adquirido com investimento de R$ 3,8 milhões, o equipamento foi importado da Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), na China, e tem capacidade para empilhar até seis contêineres de 45 toneladas. A bateria possui autonomia de oito horas de operação contínua e pode ser recarregada em cerca de 1h20. O modelo passou pelo exigente Endurance Test, com 84 horas de operação ininterrupta, parando apenas para recarga, sem falhas registradas.

A empilhadeira elétrica é parte do plano de descarbonização da Portonave, não emitindo diretamente CO₂, NOx ou SOx, e reduzindo significativamente os níveis de ruído no ambiente de trabalho. Ela conta ainda com recursos como câmeras 360°, detecção de obstáculos e bafômetro obrigatório para liberação da operação, promovendo mais segurança e bem-estar aos operadores. A operação ocorre no depot da Iceport, setor de armazenagem de contêineres refrigerados (reefer).
A aquisição foi feita por meio do regime tributário Reporto, que isenta empresas portuárias e ferroviárias de tributos federais na importação de equipamentos, como IPI, II, PIS e Cofins-Importação, incentivando a modernização do setor.
Com a nova Reach Stacker, a Portonave passa a contar com sete empilhadeiras, reforçando seu protagonismo em inovação. Em 2022, a empresa já havia adquirido a primeira Reach Stacker ecológica da América Latina e também foi pioneira no uso de Terminal Tractor (TT) 100% elétrico no Sul do Brasil. Além disso, a companhia mantém 318 placas solares em operação.

Mais investimentos em andamento
A Portonave prepara novas ampliações operacionais. Em breve, serão ativados dois Scanners para inspeção de contêineres. Para 2026, estão previstas a chegada de dois guindastes Ship-to-Shore (STS Cranes) e 14 Rubber Tyred Gantry (RTG), que vão reforçar a capacidade de movimentação no pátio e no cais. A estrutura estará apta a atender navios com até 400 metros de comprimento, após conclusão das obras de adequação.
De acordo com o levantamento mais recente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portonave é o terminal mais eficiente do Brasil, resultado da combinação entre infraestrutura moderna e mão de obra qualificada.