Prefeitura abre mais de mil inscrições para a 7ª edição do Mutirão do Diabetes, em Blumenau
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), abriu inscrições para a 7ª edição do Mutirão do Diabetes, promovido em parceria com a Associação Filosófica e Beneficente Justiça e Trabalho. O prazo para cadastro segue até o dia 21 de novembro em todas as unidades de saúde do município, incluindo Estratégias Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGF). Para se inscrever, os interessados devem apresentar o diagnóstico de diabetes e solicitar o encaminhamento, sendo que a participação é exclusiva para aqueles que não realizaram exame de fundo de olho no último ano.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Estão disponíveis 1,7 mil cadastros para a realização de exames e ações de educação em saúde. O evento ocorrerá no dia 29 de novembro, das 7h às 12h, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. De acordo com o médico oftalmologista Fernando Penha, idealizador e responsável técnico do mutirão, as atividades incluem avaliação oftalmológica (fundo de olho), avaliação dos pés, avaliação de risco renal e educação em saúde, com o objetivo de detectar precocemente complicações do diabetes e ampliar o acesso ao tratamento. “Na edição de 2024, tivemos 1.367 agendamentos e 811 atendimentos. Para 2025, ampliamos a meta de agendamentos e pedimos que os convocados compareçam — o atendimento é ágil e será possível graças aos cerca de 400 voluntários mobilizados no dia”, informou Penha.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, destacou a importância da ação: “A atualização dos dados e o encaminhamento para os serviços de saúde são fundamentais para garantir a qualidade de vida desses pacientes. Esperamos que os pacientes mais vulneráveis busquem pelo serviço com este mutirão, para que possamos oferecer o suporte necessário para controlar a doença, já que a prevenção é a melhor arma contra as complicações do diabetes.” A iniciativa já realizou mais de 5 mil atendimentos em edições anteriores no município.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau
