DestaquesPolítica

Progressistas e União Brasil criam federação “União Progressista”

Na última terça-feira (29), os Progressistas e o União Brasil oficializaram a criação da federação União Progressista em Brasília, em um evento que reuniu lideranças nacionais das duas siglas. A união resulta em uma federação com uma bancada robusta e terá impactos significativos tanto a nível nacional quanto estadual, especialmente em Santa Catarina.

A federação União Progressista agora conta com 109 deputados federais, 14 senadores, 6 governadores, 1.336 prefeitos e 12.394 vereadores em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o novo bloco somou 6 deputados estaduais — cada partido tinha 3 parlamentares —, consolidando-se como a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, ao lado do MDB. Nos municípios catarinenses, a união também gerou um aumento considerável, com 62 prefeitos, 72 vice-prefeitos e 604 vereadores.

Leodegar Tiscoski, presidente estadual do PP, destacou a importância da formação da federação: “Estamos diante da formação do mais relevante bloco político do país. Os números mostram que a Federação União Progressista será decisiva, em 2026, tanto no cenário nacional, quanto estadual”, afirmou, acrescentando que a construção da federação será feita com transparência e respeito, alinhando projetos, propósitos e as realidades locais.

Enquanto aguardam as diretrizes estatutárias da federação, as direções estaduais dos Progressistas e do União Brasil seguem em diálogo constante, visando consolidar a união e fortalecer suas propostas no cenário político estadual e nacional.

Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados

error: Conteúdo Protegido !!