Repavimentação causa mobilização na Estrada Blumenau, em Rio Do Sul
A repavimentação de praticamente todo o trecho da Estrada Blumenau, em Rio do Sul, deve iniciar entre esta quarta e quinta-feira (12 e 13), dependendo da chegada dos equipamentos da empreiteira contratada. O asfalto em uma extensão de 3,3 quilômetros será removido e substituído por uma nova camada, resolvendo problemas de um pavimento danificado que tem recebido remendos ao longo dos anos.
Os serviços começam no bairro Bela Aliança, a partir do cruzamento da rua Julio Schlupp com a Ponte Albino Rosemann, avançando até a rua Brusque, no bairro Bremer. Com o maquinário chegando ao longo desta quarta-feira, o trabalho pode ser iniciado no mesmo dia ou, no máximo, na quinta-feira. Motoristas precisam estar atentos à movimentação de trabalhadores e máquinas, seguindo as orientações de desvios. Durante a execução, haverá momentos de “siga e pare” para garantir a segurança.
De acordo com o prefeito Manoel Pereira, a proposta é retirar todo o pavimento atual e aplicar uma nova camada asfáltica na extensão proposta. Apenas um trecho próximo à ponte Ingomar Bachmann não passará pela reforma, pois ainda se encontra em boas condições de uso. Além disso, estão previstos consertos eventuais, como remendos profundos, dependendo da condição da base existente. Não há previsão de grandes escavações ou alterações na rede de drenagem, que está adequada tecnicamente para a obra. A ciclovia existente também será recuperada e passará por limpeza.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
“A Estrada Blumenau corta três bairros importantes e liga outras regiões, além de ser um acesso à cidade de Lontras. Devido à sua conservação e ao bem-estar da comunidade e do trânsito, é necessária uma manutenção eficiente que atenda o anseio dos usuários”, destacou o prefeito Manoel Pereira. A obra tem duração estimada de cerca de um mês e investimento previsto de R$ 2.260.000,00.
Por ser a principal via de ligação entre a área central de Rio do Sul e bairros como Taboão, Bremer e Bela Aliança, alterações no trânsito são esperadas durante a execução, impactando a rotina local. Inicialmente, o fluxo ficará em meia pista com orientações de “siga e pare”. Em alguns momentos, pode ser necessário interromper o tráfego nos dois sentidos.
O secretário de Infraestrutura do município, Fernando César Souza, enfatiza que o transtorno é temporário. “A intervenção será feita com muito cuidado, mas o trânsito não pode ser interrompido pois é uma via extremamente importante da cidade. Nós pretendemos realizar o trabalho em aproximadamente um mês e sabemos que poderá causar filas e lentidão. Mas é para uma melhoria bastante significativa para a cidade”, esclarece o secretário.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio Do Sul
