Geral

Resultado final da eleição de diretores das escolas municipais de Rio do Sul é divulgado

A Secretaria de Educação de Rio do Sul divulgou, nesta segunda-feira (15/12), o resultado final da eleição para diretores das unidades escolares municipais, realizada na semana passada. Após o período de recursos, não houve alterações em relação ao resultado provisório divulgado na sexta-feira (12/12).

A posse simbólica dos eleitos ocorrerá na quinta-feira (18), com a posse efetiva a partir de 2 de janeiro de 2026. O mandato será de quatro anos, com possibilidade de uma recondução na mesma escola.

De acordo com o regulamento, apenas as unidades que atingiram o quórum mínimo de 50% mais um voto tiveram vencedores declarados. Isso não ocorreu no CE Anibal de Barba, Ceplas e ECIM Roberto Machado, onde os diretores serão indicados por nomeação do executivo municipal. O CEI Canta Galo não teve chapa inscrita e também terá diretor nomeado.

A quantidade de cargos varia conforme o porte da unidade: escolas com até 300 alunos elegeram apenas diretor; acima de 500 alunos e CEIs com mais de 300 elegeram diretor e diretor adjunto; unidades com mais de 500 alunos em tempo integral escolheram diretor e dois adjuntos.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

Este foi o primeiro processo nesse modelo no município, coordenado por uma comissão eleitoral central com 11 membros e subcomissões em cada escola, compostas por representantes da APP, magistério, demais profissionais e alunos. O edital permitiu período mínimo de campanha, com reuniões e distribuição de materiais impressos ou eletrônicos.

Todo a comunidade escolar tinha direito a voto, incluindo professores e servidores (efetivos e ACTs), um representante legal por aluno nos CEIs e anos iniciais, alunos do 6º ao 9º ano, servidores em férias ou licença e profissionais lotados na SEDUC. Não votaram terceirizados e quem estava em licença sem vencimento.

A secretária de Educação, Viviane Knihs Brand, destacou que a eleição transcorreu dentro da normalidade, com apenas o adiamento da votação devido a alertas meteorológicos. “Nós agradecemos o envolvimento de toda a comunidade na eleição que foi muito democrática, desde as candidaturas e o período de campanha, até o envolvimento de pais, professores, funcionários e alunos na votação, tudo com regras pré-estabelecidas em edital e com comissões independentes liderando todo o trabalho”.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

error: Conteúdo Protegido !!