DestaquesEconomia

Santa Catarina é o estado com menor participação no Bolsa Família, aponta IBGE

Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor participação no Programa Bolsa Família, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto a média nacional mostra que 18,7% dos domicílios recebem o benefício, em Santa Catarina esse número é bem mais baixo: 4,4%.

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina possui cerca de 2,8 milhões de domicílios, sendo que 123 mil recebem valores do programa. No Brasil, são 79,1 milhões de domicílios, com aproximadamente 14,8 milhões beneficiados. Os dados referem-se ao rendimento médio domiciliar durante o ano de 2024.

O governador Jorginho Mello comentou os números e destacou o desempenho positivo do estado. “Santa Catarina está fazendo o dever de casa, atraindo investimentos, apostando no empreendedorismo, e investindo em áreas como infraestrutura e educação para fortalecer a economia e criar mais oportunidades”, disse.

A pesquisa mostra ainda uma leve queda na participação catarinense no programa: o percentual caiu de 4,5% em 2023para 4,4% em 2024. No cenário nacional, também houve retração, de 19% para 18,7% no mesmo período.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, reforçou que a melhor forma de inclusão social é a geração de empregos. “Geramos mais de 60 mil empregos formais em 2025, e o Sine ainda conta com mais de 7 mil vagas abertas”, destacou.

Foto: Divulgação/GOVSC

error: Conteúdo Protegido !!