DestaquesEconomia

Santa Catarina lidera abertura de cervejarias em 2024 no Brasil

Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais abriu cervejarias em 2024, segundo o Anuário da Cerveja divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) neste mês de agosto. Foram 25 novos estabelecimentos, um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior. Esse número corresponde a quase um quarto do crescimento nacional, que registrou 102 novas cervejarias no mesmo período.

Com esse avanço, Santa Catarina chegou a 250 cervejarias registradas, ocupando a 3ª posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349). O estado passou a representar 12,8% das 1.949 cervejarias brasileiras.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, a expansão do setor está ligada à cultura local, às festas típicas, ao turismo e à geração de empregos, além da facilidade para abertura de empresaspromovida pelo governo estadual.

O levantamento aponta que, em 2024, 790 municípios brasileiros possuíam pelo menos uma cervejaria, equivalente a 14% das cidades do país. Em Santa Catarina, o índice é ainda mais expressivo: 104 municípios contam com pelo menos uma fabricante, o que representa 35% das cidades catarinenses.

O estado também se destaca com três cidades no ranking nacional das 20 com maior número de estabelecimentos: Blumenau (18 cervejarias, 12ª posição)Joinville (12, 17ª) e Florianópolis (11, 18ª). A liderança nacional é de São Paulo (66), seguido de Porto Alegre (43) e Curitiba (29).

Além da quantidade, Santa Catarina aparece como vice-líder na relação entre número de habitantes e fábricas de cerveja. O estado possui uma cervejaria a cada 32,2 mil habitantes, índice que só fica atrás do Rio Grande do Sul (32,1 mil). A média nacional é de uma fabricante a cada 109 mil pessoas.

Fonte: Divulgação/GOVSC

error: Conteúdo Protegido !!