DestaquesEconomia

Santa Catarina lidera crescimento econômico no Brasil em 2025.

Santa Catarina se consolida como uma unidade da federação com o maior ritmo de expansão econômica do país em 2025. De acordo com dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira, 21, a atividade econômica catarinense registrou um crescimento de 4,9% entre janeiro e novembro. O desempenho é superior ao dobro da média nacional , que apresentou elevação de 2,4% no mesmo período.

O resultado, medido pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) – considerada uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) —, coloca Santa Catarina na primeira posição nacional. O ranking é seguido por Goiás (4,7%) , Pará (4,4%) , Espírito Santo (4,3%) e Rio de Janeiro (3,4%). O levantamento do Banco Central monitorou o desempenho de um grupo de 13 estados brasileiros.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

A liderança catarinense foi sustentada pelo crescimento expressivo nos três principais pilares da economia, superando os índices nacionais em todos eles, conforme dados do IBGE :

  • Comércio: O setor registrado alta acumulada de 5,7% no estado, volume quase quatro vezes maior que a média brasileira de 1,5%.
  • Indústria: A produção industrial catarinense avançou 3,4% , enquanto a indústria nacional teve um crescimento tímido de 0,6%.
  • Serviços: O setor expandiu 3,7% no solo catarinense, frente aos 2,7% registrados no Brasil.

O governo estadual relaciona o bom momento econômico a fatores como a desburocratização para abertura de empresas, investimentos em segurança pública e força de mão de obra local. Segundo a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, o aquecimento da economia reflete diretamente nos indicadores sociais. Atualmente, Santa Catarina possui uma menor taxa de desemprego , uma menor desigualdade social e uma menor dependência de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, entre os estados brasileiros.

Para o ano de 2026 , a expectativa é de manutenção do ritmo acelerado, com foco na geração de oportunidades e no fortalecimento do empreendedorismo regional.

Foto: Reprodução / SECOM – Secretaria de Estado da Comunicação

error: Conteúdo Protegido !!