DestaquesEconomia

Santa Catarina tem quase 500 mil empresas comandadas por mulheres

Santa Catarina registra atualmente 490.925 empresas comandadas por mulheres, o que representa cerca de 35% do total de negócios ativos no estado. Os dados são do Sebrae Santa Catarina, por meio do Observatório do Empreendedorismo.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

O estudo aponta que as mulheres estão ampliando sua participação no empreendedorismo, além de apresentar índices de formalização e escolaridade superiores aos registrados entre os homens empreendedores.

Crescimento expressivo entre as microempreendedoras

Entre 2020 e 2025, o número de Microempreendedoras Individuais (MEIs) registrou crescimento acumulado de 283% em Santa Catarina, o que corresponde a uma média de 31% ao ano.

O modelo de Microempreendedor Individual (MEI) se consolidou como a principal porta de entrada das mulheres no universo empresarial. Atualmente, 61,2% dos negócios liderados por mulheres no estado são MEIs, totalizando mais de 300 mil CNPJs.

Segundo ele, programas como Pronampe Mulher, Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa fazem parte das iniciativas estaduais para fortalecer o empreendedorismo feminino.

Serviços e comércio concentram maioria dos negócios

O levantamento mostra que o setor de serviços lidera o empreendedorismo feminino, concentrando 61% dos negócios comandados por mulheres em Santa Catarina.

Na sequência aparecem:

  • Comércio: 22,4%
  • Indústria: 13,4%
  • Construção: 2,9%
  • Agro: 0,3%

Entre as atividades mais comuns estão lojas, salões de beleza, promoção de vendas, serviços administrativos, serviços domésticos, confecção de roupas e lanchonetes.

História de empreendedorismo

Um exemplo do empreendedorismo feminino catarinense é a empresária Leslie Araújo, responsável pela Pão da Leli, em Florianópolis.

O negócio começou de forma simples, na garagem de sua própria casa, onde ela produzia pães e outros itens de panificação. Com o crescimento da demanda, a empresa conquistou um espaço próprio e ampliou a equipe.

Hoje o empreendimento conta com oito colaboradores, atuando no atendimento e na produção de alimentos como esfirras, pães, pastéis, brownies, bolos, cookies e broas, todos preparados no próprio estabelecimento.

Participação regional

O estudo também aponta que a Grande Florianópolis lidera a participação feminina nos pequenos negócios, com 39,1%.

Na sequência aparecem:

  • Foz do Itajaí: 38,7%
  • Sul do estado: 38%
  • Vale do Itajaí: 36%

Entre os municípios catarinenses, os que concentram o maior número de empreendedoras são:

  • Florianópolis – 52,9 mil
  • Joinville – 42,1 mil
  • Blumenau – 25 mil
  • Itajaí – 21 mil
  • São José – 20 mil

Escolaridade acima da média

Outro dado relevante da pesquisa mostra que 42,5% das mulheres empreendedoras possuem ensino superior ou formação superior completa, índice significativamente maior do que entre os homens empreendedores, que registram 26,9%.

Além disso, o levantamento indica que 52,1% dos negócios liderados por mulheres possuem CNPJ, percentual ligeiramente superior ao registrado entre homens, que é de 50,6%.

error: Conteúdo Protegido !!