DestaquesPolítica

Senador Marcos do Val é obrigado a usar tornozeleira após viajar aos EUA

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4) e passará a utilizar tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o parlamentar descumprir restrições impostas pela Corte e viajar aos Estados Unidos, mesmo com os passaportes apreendidos em uma investigação anterior.

O senador desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília, onde foi recepcionado pela equipe da Polícia Federal, responsável por aplicar a nova medida cautelar. Do Val burlou a proibição de saída do País, saindo do Brasil por Manaus (AM) com um passaporte diplomático, documento que não havia sido localizado pela PF durante as buscas em 2023.

Investigado por suposta participação em um plano para anular a eleição presidencial de 2022, Marcos do Val também é alvo de outro inquérito que apura ofensas e ataques a investigadores da Polícia Federal. Em agosto de 2024, Alexandre de Moraes já havia determinado o bloqueio de R$ 50 milhões em bens do senador e a apreensão de todos os seus passaportes, incluindo o diplomático.

Em vídeo publicado durante sua estadia nos Estados Unidos, do Val minimizou a situação, afirmando que não estava fugindo e que havia informado sua localização à Justiça. “Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque Universal Orlando. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência informações de onde eu estaria”, declarou o parlamentar.

A defesa de do Val alegou que o senador não foi notificado oficialmente sobre a apreensão do passaporte diplomático, mas a decisão do STF, de agosto do ano passado, incluía expressamente todos os documentos de viagem do parlamentar.

A tornozeleira eletrônica deverá ser usada até nova deliberação judicial, e outras restrições poderão ser aplicadas caso o senador volte a descumprir medidas cautelares.

Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!