DestaquesSegurança

Simulado de desastre mobiliza 18 entidades, comunidade e testa evacuação e resgates em Blumenau

O bairro Nova Esperança, em Blumenau, foi palco, na manhã deste sábado (05), de um grande simulado de desastre natural, coordenado pela Defesa Civil municipal. O exercício envolveu 18 entidades e reproduziu uma situação realista de chuva intensa, deslizamentos de terra, soterramentos, evacuação e mobilização de equipes de resgate.

Logo nas primeiras horas do dia, o telefone 199 da Defesa Civil foi acionado. As pessoas da região receberam um alerta nos seus smartphones. No cenário fictício, o bairro havia recebido 150 milímetros de chuva em 24 horas, provocando diversos deslizamentos. Seguindo os protocolos oficiais, o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi ativado e a população iniciou o deslocamento ao abrigo montado na Escola Hermann Hamann, onde receberam alimentos e passaram por cadastramento, como ocorre em situações reais de emergência.

Em seguida, as ocorrências simuladas começaram a ser registradas:

  • Na Rua Júlio Michel, um veículo foi soterrado, deixando duas vítimas, sendo uma delas presa às ferragens e resgatada pelo Corpo de Bombeiros e SAMU;
  • Na Rua Nésio Antunes da Silva, outro deslizamento deixou três vítimas, incluindo um óbito, com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar no resgate;
  • Na mesma região, socorristas localizaram duas pessoas perdidas na mata, com fraturas;
  • Na Rua Henrique Reif, duas vítimas e um animal ficaram sob os escombros de uma edificação parcialmente destruída, exigindo o uso de técnicas específicas de busca e resgate, além do transporte ao hospital de campanha, montado pelo 23º Batalhão de Infantaria.

O Mesorregional acompanhou do início ao fim toda a operação, que contou até mesmo com observadores da Defesa Civil Nacional. Durante toda a manhã realizamos transmissões ao vivo em nosso Instagram mostrando como todo o simulado ocorreu.

Fotos: Jefferson Santos / Mesorregional

Ao final da manhã, o GRAC realizou uma reunião de avaliação e desmobilização das equipes. O secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, reforçou o resultado positivo. “Saímos do treinamento satisfeitos com o resultado e com a resposta de cada instituição. O objetivo é esse: colocar em prática os protocolos que cada entidade já executa naturalmente”, avaliou.

error: Conteúdo Protegido !!