Trabalhadores da Celesc anunciam greve a partir de 22 de setembro
Os trabalhadores da Celesc aprovaram em assembleia, nesta quarta-feira (17/09), a deflagração de greve a partir das 6h da manhã da próxima segunda-feira (22). A paralisação terá concentração nos portões das unidades da companhia em todo o estado, incluindo Blumenau e Itajaí.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Segundo a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), a mobilização é motivada pela falta de avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. A entidade critica a postura da direção da empresa, alegando que nem mesmo a reposição da inflação foi assegurada.
Em nota, a Intercel afirmou que a categoria enfrenta “perdas e desvalorização profissional”, enquanto a empresa teria concedido 35% de aumento para acionistas e 42% nas gratificações de cargos de chefia. Já para os trabalhadores, alega não poder conceder o anuênio, benefício que 52% dos funcionários não recebem, e resiste em oferecer ganho real de 3%.

Apesar da paralisação, os sindicatos ressaltam que os serviços de urgência e emergência serão mantidos durante a greve.
Uma nova reunião da categoria deve ocorrer nos próximos dias, mas os trabalhadores afirmam que a mobilização continuará até que a Celesc apresente uma proposta considerada justa e compatível com as demandas da categoria.
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional (Arquivo)