Trânsito se organiza para a Festa do Pinhão em Lages
A Diretran de Lages divulga alterações no trânsito e uso de drones para garantir organização e segurança durante a 35ª Festa Nacional do Pinhão, que começa nesta quarta-feira (18/06) no Estádio Vidal Ramos Júnior.

A 35ª Festa Nacional do Pinhão, que inicia hoje, quarta-feira (18 de junho), e segue até domingo (22 de junho), promete atrair milhares de pessoas ao Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, conhecido como Tio Vida, em Lages, para shows nacionais gratuitos. Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante o evento, a Diretoria de Trânsito (Diretran), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento Urbano (Seplam), anunciou um plano detalhado de mobilidade urbana, com alterações nas vias próximas ao estádio e monitoramento em tempo real.
As mudanças no trânsito incluem sinalização temporária, que exige atenção redobrada dos motoristas, e ajustes em ruas estratégicas para facilitar o acesso ao evento. A Rua Humberto de Campos, por exemplo, terá sentido único em direção à Av. Luís de Camões, com a lateral do estádio reservada exclusivamente para embarque e desembarque, sem obstrução da ciclofaixa. Já a Rua Jairo Luiz Ramos ficará bloqueada na quadra do estádio, das 15h às 23h, com acesso restrito a moradores e veículos autorizados, além de abrigar food trucks e vagas para táxis. A Rua Benedito Marcondes do Amaral será destinada aos ônibus do transporte coletivo da Transul, enquanto a Rua Antônio Rodrigues Athayde será fechada ao tráfego, com acesso liberado apenas para moradores e veículos autorizados.
Um diferencial desta edição é o uso de drones pela Seplam para monitoramento em tempo real do trânsito nas proximidades do estádio. As imagens captadas serão transmitidas diretamente aos agentes de trânsito, permitindo intervenções rápidas para melhorar o fluxo de veículos. “A tecnologia será uma aliada para garantir a organização e a segurança durante o evento”, destaca a Diretran.
O diretor de trânsito, Helinton de Ávila Nunes, reforça a importância da colaboração do público. “Orientamos que os participantes cheguem com antecedência, evitem estacionar em frente a garagens e priorizem o transporte coletivo. Quem consumir bebidas alcoólicas não deve dirigir. O respeito às sinalizações e às orientações dos agentes é fundamental para o sucesso do evento”, afirma.
A programação de shows nacionais inclui grandes nomes da música brasileira: Guilherme & Benuto (18/06), Fernando & Sorocaba (19/06), Ondastral e Dazaranha (20/06), Yasmin Santos (21/06) e Corpo e Alma (22/06). Os portões abrem às 17h, e os ingressos gratuitos podem ser retirados no site oficial da Festa do Pinhão (www.festadopinhao.com) ou na Secretaria do Turismo.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar