DestaquesGeral

Trovoada após dia de calor causa alagamentos, resgates e buscas por vítimas em SC

Uma trovoada intensa atingiu o Vale do Itajaí na noite deste sábado (27), após um dia inteiro de calor intenso, provocando alagamentos, pessoas ilhadas e resgates em diversos municípios. A cidade mais afetada foi Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, onde o Corpo de Bombeiros Militar atendeu pelo menos 14 ocorrências entre 22h25min e os primeiros minutos deste domingo (28).

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

As primeiras chamadas foram registradas por volta das 22h30min, com inundação de residência na Rua 1161, no bairro Escalvado. Em seguida, às 22h45, houve alagamento em imóvel na Rua Marlin Azul, bairro Itajuba. No mesmo horário, oito pessoas ficaram ilhadas na Rua Maria de Lourdes Madruga de Souza, também no Escalvado, e precisaram ser socorridas.

Ao longo da noite, diversas residências ficaram alagadas no bairro Escalvado, nas ruas Luiz Alves, Maristela Mendes Amorim, Evaristo Lopes Dutra, José João de Borba, José Raimundo Ramos e novamente Maria de Lourdes Madruga de Souza, com pessoas e animais ilhados. Em uma dessas ocorrências, dois idosos foram resgatados.

Outros chamados envolveram a Rua Cirino Cabral (bairro Itajubá II), onde a água invadia uma casa com moradores no interior; a Rua Francisco Sérgio Jacinto (bairro Itinga), com três pessoas ilhadas, sendo uma com necessidades especiais; e a Rua Felinto José Nogueira (bairro Itajubá), onde cinco pessoas e dois cães foram retirados com segurança. Na Rua 1917, no Escalvado, havia uma pessoa ilhada com ferimento no pé, além de um idoso e um cachorro.

Uma das situações mais graves ocorreu às 23h37min, na Rua 1142, bairro Escalvado, quando foi informado o desaparecimento de pessoas há mais de uma hora, vistas pela última vez tentando retirar um carro de uma vala. Já às 23h59min, foi registrada busca por vítima em rio na Rua Evaristo Lopes Dutra, considerada a ocorrência mais crítica da noite.

Na região, Balneário Piçarras também teve atendimentos: às 23h45min, pessoas ilhadas na Rua das Azaleias (bairro Nossa Senhora da Paz) e, por volta das 23h, alagamento em pátio de residência de idosa na Rua Márcio Carvalho Leoni (bairro Santo Antônio).

Em Blumenau, o Corpo de Bombeiros Militar atuou principalmente em quedas de árvores, com averiguação na Rua Henrique Reif (bairro Nova Esperança) e corte/remoção nas ruas Arno Delling (bairro Itoupavazinha), Heinz Scheidemantel e Pauline Spranger (ambas no Testo Salto). Houve ainda pontos de alagamento em bairros como Vila Nova e Itoupavazinha. Em Blumenau mais de 6500 unidades consumidoras também tiveram problemas com a energia elétrica.

Massaranduba e Luiz Alves também foram afetados pela chuva forte e moradores tiveram problemas com queda de energia por mais de uma hora. Araquari e Joinville, já no norte do estado também passam por situação semelhante.

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou os maiores volumes de precipitação registrados nas últimas 6 horas no Estado (tabela abaixo), com acumulados expressivos em municípios do Vale e Litoral Norte, reforçando o alerta para enxurradas e alagamentos.

As autoridades orientam a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias com lâmina d’água e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.

Fotos: Maurício Vesentainer / Leitor Mesorregional (Balneário Piçarras)

error: Conteúdo Protegido !!