11 cidades de Santa Catarina receberão novas viaturas do SAMU. Situação de Blumenau é caótica.

O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (26) que onze municípios de catarinenses receberão do Ministério da Saúde ambulâncias de Unidades de Saúde Básica (USB) para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Entre as cidades do Vale do Itajaí, Ascurra é a única cidade contemplada, já que as demais serão destinadas para Concórdia, Fraiburgo, Itapiranga, Itapoá, Matos Costa, Meleiro, Palhoça, Santa Cecília, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifácio.

O Ministério da Saúde informou que a nível nacional investimento possibilitou entrega de viaturas novas para 365 municípios de 23 estados do país e que a meta é renovar 65,7% da frota até o fim do ano, mas não foram divulgadas datas específicas, tão pouco o orçamento que será liberado.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Apesar da entrega oficial já estar assinada, as ambulância começam a chegar aos municípios catarinenses assim que todos os trâmites burocráticos entre administração municipal e Ministério estejam resolvidos.

 

Situação de Blumenau

Blumenau conta com 4 equipes de atendimento dioturno do SAMU, sendo três Unidades Básicas de responsabilidade do Município e a Unidade de Saúde Avança, que é de responsabilidade do governo estadual. A situação mais grave são das unidades básicas que estão em situações precárias em questão de manutenção. Durante os últimos dias, todas as três viaturas foram submetidas a concertos e voltaram a apresentar falhas mecânicas. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que já foram realizadas diversas solicitações de novas ambulâncias para o Governo Federal, mas desde 2008 o Município não recebe novos veículos para atendimento da população.

 

Foto: Rodrigo Nunes / MS (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!