DestaquesGeral

11 de setembro: um dia nos EUA

O dia 11 de setembro de 2001, começou como qualquer terça-feira normal para os norte-americanos. Entretanto, aproximadamente, às 8h45min da manhã, isso mudou drasticamente, quando inúmeras pessoas na região de Lower em Manhattan, Nova York, presenciaram um avião colidir contra um dos edifícios do World Trade Center (WTC).

Vinte e um anos se passaram desde o maior ataque contra o território americano desde Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial. O ato terrorista foi assumido pela ‘Al-Qaeda’ e teve como alvo o World Trade Center, o Pentágono e outro lugar desconhecido, pois após os passageiros tentarem assumir o controle do avião, ele caiu na Pensilvânia.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

E como relembrar é aprender, vamos falar sobre um documentário do diretor Daniel Bogado, lançado em 2021, que trás os relatos de 54 testemunhas do ataque, chamado ’11 de Setembro: um dia nos EUA’. A maior sacada dos documentários em geral, é contar a história principal através do ponto de vista de uma pessoa em particular. Assim, nos sentimos imersos na trama e entendemos a importância daquele evento para as pessoas que estiveram lá. Essa produção faz isso muito bem. São depoimentos emocionantes de bombeiros, sobreviventes, socorristas e testemunhas. Em cada episódio, histórias se cruzam para contar uma trama maior. Além disso, através dos relatos é possível perceber como esse evento ainda impacta a vida dessas pessoas.

A série documental da National Geographic, foi feita em colaboração com o 9/11 Memorial & Museum para marcar o 20º aniversário do ocorrido. A produção coletou 951 horas de gravações, fotografias e depoimentos de pessoas que estavam lá. A série conta com 6 episódios e mostra de forma lógica e cronológica, todos os fatos do acontecimento. Não poupando os espectadores dos momentos de terror vividos pelos personagens e das lágrimas dos sobreviventes.

O documentário ’11 de Setembro: um dia nos EUA’ está disponível para os assinantes da Plataforma Star+.

Foto: Plataforma Star +/Divulgação.

error: Conteúdo Protegido !!