ColunistasDestaques

8 Curiosidades sobre a Rua 7 de Setembro em Blumenau

Confira mais um artigo do podcaster André Cantoni, apresentador do Blumencast, canal que já possui mais de 3.500 inscritos, que também quinzenalmente ao Mesorregional na editoria de turismo, trazendo sempre fatos históricos e curiosos de Blumenau. Confira:

“A principal via arterial que corta o centro de Blumenau e interliga bairros importantes tem história mais recente do que suas coirmãs XV de Novembro e Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) e até  mesmo pouco conhecida, por isso, achamos justo levantar oito curiosidades sobre ela para dar a devida importância histórica e não só como tráfego viário.

  1. Origem da Rua

A Rua começou a ser aberta em 1920 e foi nomeada em 1924. Em 1950, uma grande obra de terraplanagem removeu boa parte do Morro dos Padres (na altura do Shopping Neumarkt). Em 1960 ela chega até onde está o Terminal da Fonte atualmente e em 1970 a execução do calçamento é concluída.

  • A mudança do cemitério

Para viabilizar o alargamento da via foi preciso transferir o cemitério católico que ficava onde hoje é o estacionamento da Catedral São Paulo Apóstolo para o atual Cemitério São José. Isso ocorreu entre 1930 e 1940. 

  • O “Eixão” da rua 7

O ex-prefeito Victor Fernando Sasse relata no Ep. 48 do Blumencast que o então prefeito Carlos Curt Zadrosny alargou o gabarito da Rua 7 de Setembro em 4 metros (2 para cada lado) projetando levá-la da Ponte Salto, passando pela Theodoro Holtrup até chegar no Ribeirão Fresco (sentido Gaspar). O projeto não avançou pois o candidato à prefeito na época, Evelásio Vieira prometeu aos moradores da Rua 7, retornar com o gabarito original, o mesmo venceu as eleições.

  • A Antiga Rodoviária

A primeira rodoviária de Blumenau foi inaugurada em 1955 e ficava no cruzamento entre as ruas 7 de setembro e Padre Jacobs. Contava com restaurante, bar, revistaria, engraxataria, hotel e guichês das agências de ônibus. Hoje o prédio histórico é a Galeria Estação.

Fotos: Reprodução / Internet e Arquivos Históricos
  • Casarões

Diversos casarões históricos resistem ao tempo na Rua 7. Um exemplo disso é a ex-propriedade de Herta e Axel Deeke, hoje Clínica Interblu.

  • O prefeito que morava na Rua 7:

Hercilio Deeke, que foi prefeito entre 1951 e 1956 e de 1961 à 1966 morou em frente a casa de seu primo Axel Deeke (ítem anterior). Anos após sua morte a casa foi vendida, transformou-se em boate muito conhecido até e recentemente foi demolida. Ela ficava aos fundos da Loja Balaroti.

  • A Primeira Feira Livre:

O terreno da feira ficava onde anos mais tarde passou a ser o Blu Lanches, um pouco antes da Rua Paulo Zimmermann.

  • Corrida de F200

A Rua 7 já foi palco de várias provas de corridas em Blumenau. Uma das mais icônicas foi a F200 que ocorreu em 1994.”

error: Conteúdo Protegido !!