DestaquesGeral

Frio que vem será intenso em todo o sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e os principais centros meteorológicos do Sul do Brasil estão emitindo alertas sobre a próxima onda de frio que terá início amanhã e tende a ser uma das mais intensas das últimas décadas. A Epagri-Ciram, por exemplo, divulgou que esta massa de ar polar tem potencial para superar ondas de frio históricas como as do ano 2000 e 2013. “Se a previsão se confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013”, informou o órgão catarinense.

Apesar disso a possibilidade de recordes históricos está descartada na esmagadora maioria das estações meteorológicas, porém devido a grande intensidade do ar polar, há possibilidade desta incursão quebrar recordes até absolutos (de toda a série histórica de estações). “O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em Santa Catarina, mais forte nas áreas altas do estado, com possíveis prejuízos para a agricultura. Outros setores, como pecuária, piscicultura e carcinicultura também podem ser afetados devido ao frio intenso”, advertiu a Epagri-Ciram através de um comunicado.

O Instituto Tecnológico Simepar, o centro meteorológico do estado do Paraná, também divulgou que “Essa forte onda de ar frio esperada para a próxima semana e que vai manter o tempo gelado por vários dias no Paraná deve apresentar semelhanças com o evento ocorrido em julho de 2013, o qual provocou temperaturas negativas ou muito baixas por uma semana e causou formação de geadas generalizadas em todo o estado”, previu o Simepar em seu informe.

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Converse com o Mesorregional pelo WhatsApp
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Por sua vez, o Instituto Nacional de Meteorologia ressalta que esta onda de frio poderá ser uma das mais fortes a atingir o Brasil neste século até agora (2001-2021). “O frio vai ser bastante intenso. A gente deve ter uma das ondas de frio mais fortes desde o ano 2000. O que vai chamar a atenção é a temperatura no nível de 1.500 metros. Esta é uma medida que o meteorologista utiliza pra identificar o potencial desta massa de ar polar. Poucas vezes em anos recentes ela esteve tão baixa na previsão. Em 20 anos deve ser a terceira ou quarta onda de frio mais forte na capital paulista. São três ou quatro eventos nos últimos 20 anos pegando com esta abrangência [no Brasil]” disse o meteorologista Marcelo Schneider, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha na manhã de hoje (26).

*Com informações da MetSul

Foto Fernanda Carvalho / FotosPublicas

error: Conteúdo Protegido !!