Santa Catarina inclui aulas de inglês nos anos iniciais da rede estadual
Desde o início do ano letivo de 2025, pela primeira vez, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Santa Catarina passaram a ter aulas de inglês. A novidade beneficia mais de 100 mil estudantes, que receberam material didático novo para acompanhar as atividades.

As aulas são realizadas semanalmente e ministradas por professores especializados na disciplina. Para garantir a qualidade do ensino, os profissionais contam com uma plataforma online para treinamentos e práticas, além de participarem de formações periódicas para atualização da metodologia.
Entre março e abril, foram promovidas formações presenciais em todas as 37 Coordenadorias Regionais de Educação. Essas capacitações visam aprimorar o uso dos livros físicos e da plataforma digital, reforçando o aprendizado dos alunos. Além disso, os professores continuarão recebendo formações online ao longo do ano.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, “a infância é a melhor fase para aprender uma segunda língua” e a iniciativa está sendo considerada um sucesso. A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, também reforçou o compromisso do governo em investir no ensino de idiomas desde cedo, com apoio direto do governador Jorginho Mello.
Foto: Divulgação/GOVSC