Santa Catarina alcança 1 milhão de vacinados contra a gripe em 2025

Santa Catarina alcançou a marca de 1.008.857 doses aplicadas da vacina contra a gripe, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Somente no último sábado (10), conhecido como Dia D, foram aplicadas 163.209 doses. Apesar do avanço, a SES alerta que é fundamental continuar imunizando a população, especialmente com a chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias.
O Estado ocupa atualmente a terceira posição no ranking nacional de vacinação contra a influenza, com uma cobertura de 27,85% entre os grupos prioritários, como gestantes, crianças e idosos, superior à média nacional de 22,28%.

“É fundamental que o público-alvo compareça às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar. São esses grupos que mais sofrem com internações por gripe. A vacina é gratuita e continua disponível para toda a população catarinense”, reforça o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi.
Além de prevenir complicações graves, a vacinação contribui para reduzir a circulação do vírus, diminuir a pressão sobre os serviços de saúde e evitar óbitos. Neste ano, a vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, passando a ser oferecida ao longo do ano para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Para se vacinar, é necessário levar a carteira de vacinação e um documento com foto.
Foto: Divulgação / PMI