Jovens são reconhecidos e premiados pela conservação dos biomas brasileiros
Nesta quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Prêmio Criativos da Escola + Natureza, promovido pelo Instituto Alana, anunciou os vencedores de seis projetos desenvolvidos por estudantes dos ensinos fundamental e médio de todos os biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. As iniciativas premiadas unem conservação ambiental, soluções sustentáveis e a valorização do conhecimento de comunidades tradicionais, incentivando o protagonismo infantojuvenil.

Cada projeto vencedor receberá um incentivo financeiro de R$ 12 mil (sendo R$ 10 mil para os estudantes e R$ 2 mil para o educador responsável) e uma jornada formativa on-line, que culminará em uma viagem a Belém (PA), em novembro, para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. “A ideia é que essa jornada possibilite a troca entre as comunidades escolares e seus territórios, além de permitir que os projetos sejam aprimorados tecnicamente e ganhem visibilidade”, explica Ana Cláudia Leite, especialista em educação do Instituto Alana.
Entre os premiados, destaca-se o projeto da Caatinga, em Carnaíba (PE), onde estudantes da Escola Técnica Estadual Paulo Freire criaram um filtro de baixo custo com cascas de pinha e carvão ativado para reduzir a toxicidade da manipueira, resíduo poluente da produção de farinha de mandioca. No Cerrado, em Codó (MA), jovens do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão desenvolveram um sistema autônomo de reaproveitamento de água, filtrando o desperdício de bebedouros para uso não potável. Já no Pantanal, em Corumbá (MS), estudantes da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Sebastião Rolon usaram a arte para combater queimadas, criando uma peça teatral para mobilizar a comunidade.
Na Amazônia, em Manaus (AM), o Instituto de Educação do Amazonas integrou conhecimentos indígenas ao currículo escolar, promovendo a valorização cultural. No Pampa, em Porto Alegre (RS), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire realizou atividades no Parque Saint-Hilaire para conscientizar sobre a preservação ambiental. Por fim, na Mata Atlântica, em Estância (SE), o Instituto Federal de Sergipe desenvolveu práticas como trilhas ecológicas e documentários para engajar a comunidade na conservação de restingas e manguezais.
Os projetos foram selecionados entre quase 1,6 mil iniciativas de 738 municípios brasileiros, evidenciando a diversidade de realidades e soluções propostas. “Temos projetos de regiões quilombolas, indígenas e urbanas, com estudantes de histórias de vida diferentes, promovendo transformações sociais”, destaca Ana Cláudia.
Segundo informações do veículo de comunicação, Agência Brasil.
Foto: Reprodução / Agência Brasil