2º semestre: inscrições abertas para o Universidade Gratuita e Fumdesc em SC

Estudantes catarinenses interessados em obter apoio financeiro para o ensino superior já podem se inscrever nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc, do Governo de Santa Catarina. As inscrições para o segundo semestre de 2025 estão abertas a partir desta segunda-feira (7) e seguem até o dia 17 de julho, às 19h.

Para participar, o primeiro passo é realizar o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios diretamente à instituição universitária escolhida, que será responsável pela análise e validação das informações.
No dia 18 de julho, os estudantes poderão acessar o sistema para consultar e imprimir o cadastro. Caso seja necessário corrigir ou atualizar algum dado, o prazo para alterações será entre os dias 29 e 31 de julho, até as 19h.
Se aprovado, o estudante receberá um e-mail de homologação e deverá assinar o Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Após a assinatura também por parte da Secretaria Estadual de Educação (SED), o aluno será notificado para assinar os recibos. O não cumprimento dessas etapas pode resultar na perda do benefício.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o Universidade Gratuita é a maior política educacional da história de Santa Catarina, beneficiando 54% dos estudantes das instituições comunitárias. O programa é direcionado, principalmente, a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais.
Controle reforçado e novas ferramentas
Uma novidade para este semestre é o uso de uma tecnologia desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que permite a identificação de inconsistências nos dados dos estudantes inscritos em menos de 24 horas. A ferramenta visa garantir a integridade do processo e evitar fraudes.
Além disso, a SED lançou um simulador de Índice de Carência (IC), que permite ao estudante verificar previamente se atende aos critérios dos programas.
Impacto dos programas
Atualmente, mais de 50 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas estão contemplados com os benefícios em Santa Catarina. Destes, 82% são oriundos de escolas públicas estaduais e 85% conciliam os estudos com o trabalho. A expectativa do Governo do Estado é alcançar 70 mil beneficiados até 2026.
Para mais detalhes sobre o processo de inscrição, critérios e requisitos, os estudantes devem acessar os sites oficiais dos programas Universidade Gratuita e Fumdesc.

Foto: Marco Favero / Arquivo – Secom