Artico comemora seus 65 anos de contribuição com expansão internacional, nova marca e novos produtos

Com 165 colaboradores, 40 representantes comerciais e presença consolidada em todo o Brasil, a Artico Indústria de Refrigeração, com sede em Blumenau, completa 65 anos de história neste mês de julho. A empresa chega à marca comemorando a consolidação no mercado internacional, o lançamento de produtos inovadores e o fortalecimento de um legado construído com base em tecnologia, excelência e sustentabilidade.
Fundada em 1960, a Artico é hoje uma das principais indústrias do setor no Sul do país, reconhecida por fornecer soluções de refrigeração de alta performance para grandes clientes como Burger King, Hospital Albert Einstein, Cacau Show, Resort Costão do Santinho, Alles Park, Decanter, Cooper, entre outros.
Em 2025, a empresa iniciou uma nova fase de expansão, com destaque para o crescimento das operações internacionais, especialmente nos Estados Unidos e em países da América Latina e América do Norte. No final do ano passado, a Artico oficializou o início das vendas em solo americano, com foco na linha premium de adegas e cervejeiras.
“Comemorar 65 anos é um marco imenso para nós. Olhamos para trás com orgulho, mas o que nos motiva é o futuro. Estamos prontos para crescer ainda mais, principalmente no cenário internacional, com soluções inovadoras e sustentáveis”, afirma a presidente da Artico, Christiane S. Buerger.
Participação em eventos e novos produtos
A empresa vem intensificando a participação em feiras estratégicas, como a Fispal, da qual participa desde a primeira edição, e a Prowine, onde fará sua estreia em setembro com a nova linha de champanheiras e adegas personalizadas.

Entre os lançamentos, destaca-se o Congelador New Slim, considerado o mais tecnológico da categoria, voltado para indústrias de alimentos congelados e sorvetes. O produto alia alta performance, baixo consumo energético, design inteligente e comunicação visual inovadora.
Outro foco recente da empresa é o mercado residencial de alto padrão, com a oferta de adegas, cervejeiras e champanheiras personalizadas. Em setembro, a Artico será fornecedora oficial da Casa Cor Florianópolis e já firmou parcerias com nomes do setor de arquitetura e design, como a Haus Decor.
“Nossos produtos premium estão cada vez mais presentes em projetos residenciais sofisticados, atendendo a um público exigente que busca sofisticação e eficiência”, destaca a vice-presidente Monica S. Meinicke.
Rebranding e foco em sustentabilidade
Aos 65 anos, a Artico também apresenta sua nova identidade visual e um manifesto de marca alinhados ao propósito de criar experiências de alta performance, inspiradas na natureza e na sustentabilidade. Segundo a vice-presidente Tânia S. Eschenbach, o reposicionamento é um reflexo do compromisso histórico da empresa com a inovação, responsabilidade ambiental e ética.
Paralelamente, a empresa está na fase final de implementação da certificação ISO 9001, que garantirá ainda mais padronização e qualidade aos processos internos.
Projeção de crescimento
Com a estrutura reforçada, portfólio ampliado e foco em inovação, a Artico projeta crescimento de 25% em 2025, apoiada em tecnologia, inteligência artificial, presença nos principais Marketplaces, E-commerce B2B e B2C e relacionamento próximo com clientes, arquitetos, chefs e distribuidores.
Veja as entrevistas desse grande momento:
Foto: Jefferson Santos / Mesorregional
