Exclusivo: confira onde exatamente ocorreu o rompimento da adutora da SCGÁS

A BR-470 foi totalmente interditada no início da tarde desta segunda-feira (14), após um vazamento de gás natural causado por um rompimento na tubulação da SCGÁS, nas proximidades do Norte Shopping, em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 15h15min e a rodovia só foi liberada por volta das 16h15min, com a situação sob controle, mas com o shopping permanecendo fechado até nova vistoria do Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com informações confirmadas pelo Mesorregional, o rompimento ocorreu durante os trabalhos da duplicação da BR-470. Equipes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e SCGÁS atuaram na contenção da emergência, com evacuação preventiva do shopping center e interdições no trânsito, que foi desviado por vias alternativas.
Imagens exclusivas enviadas ao Mesorregional por nossos leitores, mostram o momento em que uma máquina escavadeira se afasta do local do rompimento, sendo que ela pode estar diretamente envolvida no incidente. Nossa equipe de reportagem também recebeu imagem exclusiva que mostra o ponto exato onde ocorreu o rompimento da tubulação de distribuição, evidenciando a gravidade do incidente.
Conflito de responsabilidades entre SCGÁS e DNIT
O episódio escancara um impasse entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a SCGÁS, que já vinha sendo apontado como um dos principais entraves para o avanço da duplicação da BR-470. Segundo o DNIT, a SCGÁS tem atrasado o cronograma da obra devido à necessidade de remanejamento da rede de gás nos lotes 3 e 4, especialmente no trecho entre Gaspar e Indaial, onde ocorreu o vazamento.
Já a SCGÁS afirma que tem executado o remanejamento de forma técnica e dentro do prazo estabelecido, utilizando métodos como o “by-pass” para garantir o fornecimento contínuo de gás durante as obras. No entanto, a companhia reforça que sua atuação depende da entrega de etapas anteriores sob responsabilidade do DNIT.

O DNIT, por sua vez, reconhece que os atrasos no remanejamento podem impactar a conclusão do lote 4, mas mantém o prazo de entrega da duplicação até 2026. Atualmente, 84% da duplicação da BR-470 está concluída nos seus 73 quilômetros.
Apesar do susto e do risco, não houve vítimas e os danos estão sendo avaliados pelas autoridades técnicas. O Mesorregional segue acompanhando o caso e trará atualizações sobre o laudo técnico do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o cronograma de reabertura do shopping e as tratativas entre os órgãos envolvidos.
O susto deveria pelos menos para alertar as autoridades em ser sérios na comunicação e ágeis na soluções de problemas deixando de lado impasses políticos/ideológicos afim de não causarem danos maiores à população. Essa é a prova do reflexo que desentendimentos políticos e a inércia de governantes causam à sociedade.