Campanha de recolhimento em Rio do Sul retira 1.900 pneus das ruas e reforça combate à dengue
A campanha de recolhimento de pneus inservíveis realizada em Rio do Sul durante o segundo semestre de 2025 superou as expectativas, com a coleta de 1.900 unidades, entre pneus de moto, carro, caminhão e caminhonete.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
A iniciativa integra o programa estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e no município foi coordenada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica. O objetivo é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Mobilização coletiva e resultados
O sucesso da campanha foi resultado do trabalho conjunto das equipes municipais, com o apoio dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), borracharias locais e moradores.
Os pneus foram armazenados provisoriamente em um galpão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no bairro Canta Galo, até serem encaminhados na sexta-feira (10) para a empresa Reciclanip, responsável pela trituração e destinação ambientalmente correta dos resíduos.
“Recolher pneus ajuda a evitar focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya. Além disso, esse cuidado reduz danos ao meio ambiente e evita os impactos do descarte irregular”, explicou Cássio Moraes de Oliveira, diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Rio do Sul.
Saúde e sustentabilidade de mãos dadas
Além de eliminar potenciais criadouros do mosquito, a ação também contribui para reduzir a poluição e promover a sustentabilidade, mostrando a importância da participação comunitária no cuidado coletivo com a cidade.
A destinação correta dos pneus evita que o material seja acumulado em terrenos baldios, margens de rios ou locais inadequados, onde pode acumular água e servir de abrigo para o mosquito transmissor.
Foto: Divulgação / PMRS