DestaquesSegurança

Polícia Civil deflagra operação “Gaiola Vazia” e apreende mais de 200 aves silvestres

O Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, por meio da Delegacia de Proteção Animal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (27) a Operação “Gaiola Vazia”, com o objetivo de combater o comércio ilegal de aves silvestres e os maus-tratos a animais.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

A ação contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), da Polícia Científica de Joinville e da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, além de outras equipes do DIC. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Vila Nova, Aventureiro, Boehmerwald e Bom Retiro.

As diligências são resultado de uma investigação que vinha sendo conduzida há cerca de três meses. Durante as buscas, quatro homens foram presos em flagrante, sendo autuados por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos.

A maior apreensão ocorreu no bairro Aventureiro, onde os agentes encontraram 211 passeriformes e 1 psitacídeo mantidos em cativeiro. As aves foram resgatadas e encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente, onde passarão por reabilitação e posterior soltura na natureza.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo mantinha uma rede estruturada de tráfico de animais silvestres, com comércio constante de aves e anilhas, sendo essa a principal fonte de renda de alguns dos investigados. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.

error: Conteúdo Protegido !!