Situação de enchente se agrava em Luiz Alves e moradores registram enchente invadindo casas
Chuvas torrenciais registradas entre a madrugada, manhã e o início da tarde desta segunda-feira (24/11) colocaram grande parte do município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, em situação de cheia. Imagens feitas por moradores e compartilhadas nas redes sociais mostram ruas, casas e estabelecimentos totalmente tomadas pela água.
Os bairros mais críticos são Braço Miguel, Alto Canoas, Baixo Canoas, Braço Elza, Serafim, Vila do Salto e Arataca. A força da enxurrada bloqueou vias, isolou comunidades rurais e elevou drasticamente o risco de deslizamentos. O Corpo de Bombeiros Militar já atendeu múltiplas ocorrências de pessoas ilhadas.
Diante do cenário, a Prefeitura de Luiz Alves determinou a suspensão imediata das aulas nas redes municipal e estadual nos turnos da tarde e noite. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rio Canoas teve o atendimento da tarde cancelado, pois a via de acesso ficou completamente inundada e inacessível.
A Prefeitura em questão soltou uma nota oficial sobre:
“Em razão das fortes chuvas que atingem o município, a Prefeitura de Luiz Alves orienta que, em caso de emergência, risco iminente ou necessidade de remoção, a população entre em contato imediatamente pelos canais oficiais:
Defesa Civil de Luiz Alves
Telefone Geral: (47) 3377-8600
Celular / WhatsApp: (47) 99201-2878
Emergência: 199
Endereço: Av. Ver. José Augusto Köehler, nº 185Corpo de Bombeiro Militar: 193
Pedimos que a população evite áreas alagadas e se mantenha em local seguro. Em situações de risco, não hesite em acionar os serviços de emergência. Sua segurança é prioridade.”
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A Defesa Civil Municipal solicitou apoio da Defesa Civil Estadual, que já havia emitido às 09h25min alerta oficial prevendo chuva persistente, enxurradas e alagamentos na região do Vale do Itajaí. Milhares de moradores receberam a notificação de alerta severo diretamente no celular, com orientação para observar sinais de movimentação do solo.
Cidades vizinhas também sofrem com alagamentos: Balneário Barra do Sul registra cerca de 300 residências atingidas, enquanto Joinville, Navegantes e Massaranduba têm pontos críticos de acúmulo de água.
As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros permanecem em alerta máximo, monitorando o nível dos rios e ribeirões. A orientação à população é evitar áreas alagadas, não atravessar enxurradas e acionar imediatamente o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros) em caso de emergência.
Confira as filmagens dos moradores em questão:
Foto: Reprodução / Internet
