DestaquesGeral

Início de dezembro terá temporais e risco de granizo em SC

A primeira semana de dezembro começa com tempo instável e chuva persistente em diversas regiões de Santa Catarina. Entre segunda (01) e terça-feira (02), há risco de temporais isolados, com possibilidade de granizo, rajadas de vento e alagamentos, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram

A instabilidade é resultado da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, que intensifica as condições de chuva entre a tarde e a noite desta segunda. As primeiras tempestades devem atingir o Grande Oeste, avançando ao longo do dia para o restante do estado, com maior atenção ao Planalto Sul e ao Alto Vale do Itajaí.

Na terça-feira (02), o sistema começa a se deslocar para o mar, mas as condições de temporal permanecem, especialmente entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e áreas do Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os temporais podem ocorrer de forma localizada desde a madrugada até o período da tarde, mantendo risco moderado a alto para raios, granizo, vento forte e chuva intensa.

A Defesa Civil destaca que, nas áreas em alerta laranja, o risco é elevado para danos como destelhamentos, quedas de galhos e árvores, interrupção da rede elétrica e alagamentos pontuais.

A partir de quarta-feira (03), a instabilidade diminui e o tempo firme volta a predominar em boa parte do estado. No Grande Oeste, o sol reaparece entre poucas nuvens, com temperaturas que se aproximam dos 30°C. Já no Litoral, a circulação marítima mantém momentos de maior nebulosidade e chuvas fracas e isoladas ao longo do dia.

As temperaturas máximas devem variar entre 26°C e 29°C na maioria das regiões, ficando um pouco mais baixas nas áreas de serra.

O Mesorregional seguirá acompanhando o clima e reforçará a cobertura para acompanhar os boletins, avisos e alertas emitidos diariamente por órgãos como AlertaBlu e Epagri/Ciram, sem alarmar e apavorar a população com avisos meteorológicos sensacionalistas.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

error: Conteúdo Protegido !!