Comitê encerra trabalhos e estadualização do Hospital Ruth Cardoso entra em fase final
Os membros do Comitê Extraordinário de Acompanhamento da Estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC) realizaram, na manhã desta quinta-feira (4), a última reunião ordinária nas dependências do próprio hospital, em Balneário Camboriú. A prefeita Juliana Pavan participou do encontro, que discutiu os últimos passos da transição da gestão para a Organização da Sociedade Civil (OSC) Viva Rio.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
A reunião ocorreu dois dias após a assinatura do termo de colaboração, realizada na terça-feira (2), oficializando a transferência do HRRC para o Governo de Santa Catarina. A partir da próxima segunda-feira (8), após o encerramento dos contratos municipais, a Viva Rio assume oficialmente a administração do hospital.
O Comitê agora prepara um relatório final, que será apresentado em audiência pública em janeiro de 2026, na Câmara de Vereadores. Também foi sugerido que um representante do grupo passe a integrar a Comissão de Avaliação e Fiscalização instituída pelo Estado para monitorar a nova gestão.
A prefeita Juliana Pavan destacou a importância da parceria com o governo estadual para viabilizar a estadualização, que prevê R$ 533 milhões em investimentos ao longo de 60 meses. “O investimento vai fortalecer a estrutura, ampliar serviços e garantir ainda mais qualidade no atendimento”, afirmou.
A secretária adjunta de Estado da Saúde, Dra. Cristina Pires Pauluci, reforçou que o diálogo entre Estado e município continuará durante a transição, ressaltando a responsabilidade e transparência do processo.
O presidente do Comitê, Paulo Roberto Maurici, do Observatório Social, encerrou a reunião parabenizando a agilidade e transparência das gestões municipal e estadual. “Estamos honrados por ter participado e confiantes de que fizemos o melhor para a população”, disse.
Foto:
