Onda de calor e rompimento de adutora deixam cidades do Litoral em alerta
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informou que os principais reservatórios de água potável responsáveis pelo abastecimento de Itajaí e Navegantes chegaram ao nível crítico por volta das 18h deste sábado (06). O cenário é provocado pelo consumo excessivo registrado durante a atual onda de calor, que elevou as temperaturas a cerca de 30°C, conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina.
📲 Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp
📰 Clique aqui e siga também o Mesorregional no Instagram
Diante da situação, a autarquia alerta que o auxílio da população é indispensável para evitar o desabastecimento. Os moradores devem economizar água, evitar atividades de grande consumo, adiar ações não essenciais e priorizar hidratação de pessoas e animais, além de não utilizar mangueiras para se refrescar.
Já em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) precisou desligar emergencialmente o sistema na tarde deste sábado (06) após um rompimento na adutora localizada na Rua 2550 com a Marginal Leste. A tubulação, que já estava em manutenção, não suportou a pressão da água, o que obrigou a suspensão da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da distribuição pelos reservatórios R1 e R2, essenciais para a alimentação da cidade.
Como o sistema de setorização, em implantação desde 2025, ainda não está totalmente concluído, foi necessário despressurizar toda a rede para conter o fluxo e permitir o reparo. A Emasa reforça que o problema não tem relação com a ocorrência registrada na sexta-feira (05) no Bairro Nova Esperança — já normalizada na manhã deste sábado. Porém, devido ao novo rompimento, toda a cidade enfrenta oscilações ou falta de água.
Equipes técnicas da Emasa e da empresa terceirizada seguem atuando no local. A previsão é de que o sistema comece a ser restabelecido em 3 a 4 horas, com normalização gradativa ao longo da noite.
Abastecimento emergencial
Para situações de urgência, a Emasa disponibiliza caminhões-pipa, acionados pelo telefone/WhatsApp (47) 3261-0000, com atendimento até 0h.
O fornecimento de água ao Hospital Ruth Cardoso e demais unidades 24h está garantido.
Orientações para o retorno da água
A Emasa alerta que, após a retomada do abastecimento, a água pode apresentar turbidez. A recomendação é:
- descartar a água inicial, deixando correr até retornar à coloração normal;
- não consumir água turva para ingestão ou preparo de alimentos;
- ferver por 5 minutos, caso haja dúvida sobre a qualidade;
- reportar persistência do problema via WhatsApp da Emasa.
A autarquia pede compreensão pelos transtornos e afirma estar empregando todos os esforços técnicos para restabelecer o sistema no menor tempo possível.
Foto: Divulgação / Emasa-BC
